/

Bizarro “plástico bolha” gera água potável (até no deserto)

MIT

Um estranho material pode ser parte da solução mais imediata que o mundo necessita. Dispositivo conseguiu conseguiu extrair mais de 50 mililitros de água potável por dia — no meio do deserto.

E se um estranho “plástico bolha” ajudasse a resolver um dos problemas mais urgentes do mundo — a falta de água?

Este novo dispositivo, de aparência bizarra, conseguiu extrair mais de 50 mililitros de água potável por dia quando testado no Vale da Morte, na Califórnia, um dos lugares mais áridos do planeta.

“A nossa janela de captação atmosférica de água estabelece um novo padrão na produção diária de água e na adaptabilidade ao clima”, escrevem os autores do estudo publicado a 1 de junho na Nature Water.

Este novo dispositivo “representa um avanço em direção a soluções práticas, escaláveis, seguras e sustentáveis para fornecimento descentralizado de água nas regiões mais afetadas pela escassez”, afirmam também.

MIT

Os responsáveis são uma feli mistura de hidrogel feito de álcool polivinílico (PVA), cloreto de lítio (um sal que atrai água), glicerol e tinta preta.

“Através do nosso trabalho com materiais macios, sabemos bem que os hidrogéis são excelentes a absorver água do ar“, explica o engenheiro mecânico Xuanhe Zhao, do MIT, à Science Alert.

A equipa moldou este hidrogel em forma de “plástico bolha” para aumentar a área de superfície disponível para captação.

“Este é apenas um protótipo e há muitos aspetos que podemos otimizar”, afirma o co-autor do estudo Chang Liu. “Estamos a trabalhar numa nova geração de materiais para melhorar ainda mais as propriedades intrínsecas do sistema.”

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.