Um erro de conversão de cêntimos de euro para coroas norueguesas levou milhares de noruegueses a acreditar que estavam milionários. No dia seguinte, quando já estavam a fazer planos para reorganizar a vida, descobriram que não.
Na última sexta-feira, milhares de noruegueses receberam uma notificação que indicava que se tinham tornado milionários.
Os apostadores foram notificados pela lotaria estatal Norsk Tipping de que tinham ganho prémios milionários na lotaria europeia Eurojackpot.
Mas, no dia seguinte, os cerca de 30.000 “iludidos” descobriram que, afinal, não. Tinha havido um erro técnico.
A Norsk Tipping recebe os montantes dos prémios da Alemanha em euros e depois converte-os em coroas norueguesas. Um erro na conversão de cêntimos de euro para coroas norueguesas fez com que os montantes dos prémios fossem “excessivamente elevados”.
O montante foi multiplicado por 100, em vez de ser dividido por 100.
Segundo o jornal norueguês Verdens Gang, pouco tempo depois, a Norsk Tipping corrigiu os valores comunicados, quando as pessoas estavam já em êxtase e fazer grandes planos para as suas vidas.
O valor dos prémios era, na verdade, muito inferior.
Marianne Midtlyng, uma das apostadoras que recebeu a mensagem com o erro, contou ao Verdens Gang que foi notificada, inicialmente, de um prémio de 980 mil coroas norueguesas (quase 83.000 euros). Poucos minutos depois, recebeu uma nova notificação com o valor corrigido: dois prémios de 97 coroas norueguesas cada (cerca de 8 euros).
Apesar de nenhum valor ter sido transferido, a diretora-executivo da Norsk Tipping Tonje Sagstuen pediu desculpa e demitiu-se no imediato.
“Recebi muitas mensagens de pessoas que conseguiram fazer planos de férias, comprar um apartamento ou redecorar antes de se aperceberem que o montante estava errado”, reconheceu Sagstuen, que ocupava o cargo desde setembro de 2023 e trabalhava na Norsk Tipping desde 2014.
“Lamento imenso ter desiludido tanta gente e compreendo que as pessoas estejam zangadas connosco (…) as críticas são justificadas dada a quebra de confiança”, disse.
A empresa admitiu ter enfrentado outros problemas técnicos nos últimos anos.