Antes das eleições nos EUA, Governo do Irão terá tentado matar Trump

Carlos Barria ; POOL/EPA

Donald Trump explica ataques ao Irão

Ao mesmo tempo, muitos iranianos preferiam que Trump vencesse as eleições – e não é uma contradição.

Donald Trump deve ser o alvo de muitos iranianos. No fim-de-semana o presidente dos EUA surpreendeu e ordenou um ataque ao Irão.

Os EUA atingiram com sucesso três instalações nucleares iranianas — Fordow, Natanz e Esfahan — com recurso a seis bombas e 30 mísseis tomahawk, e com bombardeiros B-2.

Uma tensão EUA-Irão (ou Trump-Irão) que faz lembrar as acusações criminais apresentadas em Novembro passado, pelo Departamento de Justiça dos EUA.

É que o “alvo Trump” já estaria identificado ainda antes das eleições de Novembro de 2024, quando Trump derrotou Kamala Harris.

De acordo com a Associated Press, havia um plano iraniano para matar Donald Trump.

Farhad Shakeri seria um agente do Governo do Irão – que passou algum tempo em prisões nos EUA por roubo e que teria uma rede de associados criminosos alistados por Teerão para vigilância e planos de assassinatos por encomenda.

E seria ele o contratado para matar Donald Trump. O próprio contou ao FBI que alguém da Guarda Revolucionária paramilitar do Irão lhe disse, em Setembro do ano passado, para suspender os outros trabalhos encomendados – porque tinha uma semana para montar um plano para matar Donald Trump.

O FBI referiu que, se Shakeri não conseguisse criar um plano antes das eleições, o Irão iria suspender o seu plano por algum tempo, já que se acreditava que Trump iria perder as eleições presidenciais; e depois seria um alvo mais fácil de abater.

Mas Farhad Shakeri garantiu ao FBI que não planeava propor um plano para assassinar Trump dentro dos sete dias solicitados.

Trump a presidente

Curiosamente, na mesma altura (antes das eleições presidenciais de Novembro), o Deustche Welle escrevia que muitas pessoas no Irão preferiam que Donald Trump vencesse essas eleições frente a Kamala Harris.

Os iranianos viam Trump como um líder forte, capaz de enfrentar os problemas. Por “problemas” entenda-se: guerra com Israel e regime imposto por Ayatollah Ali Khamenei.

“Sob a enorme pressão de uma crise económica cada vez mais grave, muitos iranianos querem mudanças fundamentais. Muitos deles vêem Donald Trump como alguém que pode acabar com o sistema político do Irão, explicava Fariba Pajooh, jornalista do Irão especializada em política.

Fariba insistia: “Muitos iranianos acreditam que ele pode derrubar o regime iraniano”.

“No entanto, Trump sublinha repetidamente que a sua principal prioridade é impedir uma bomba nuclear iraniana” – destacava-se há oito meses.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.