O principal partido da oposição na África do Sul, a Aliança Democrática, considerado o “partido dos brancos”, elegeu hoje o seu primeiro líder negro Mmusi Maimane, divulgou a imprensa local.
Maimane foi eleito com 93 por cento dos votos num congresso realizado pela Aliança Democrática (DA, sigla em inglês), após a renúncia de Helen Zille, que esteve no cargo durante oito anos.
A eleição de Mmusi Maimane, de 34 anos, é um “marco histórico” para o partido, que mesmo antes do seu nome ter sido anunciado, já entoava “Mmusi” entre aplausos dos presentes, de acordo com a estação televisiva sul-africana eNCA.
Até agora, o DA tinha sido considerado o “partido dos brancos“, pelo que esta eleição foi vista como uma estratégia de mudança interna com o objetivo de se tornar numa alternativa real ao Congresso Nacional Africano (ANC, sigla em inglês), partido no poder desde o fim do sistema segregacionista do “apartheid” em 1994.
Depois da sua eleição, muitos colegas de partido imortalizaram o momento, tirando uma “selfie” com Maimane, que afirmou que o seu principal objetivo é implementar “uma mudança política efetiva” na África do Sul.
A DA é a segunda força mais votada na África do Sul e tem liderado a luta para reabrir casos de corrupção contra o presidente do país, Jacob Zuma.
/Lusa