Dia de reflexão? A matemática do futebol que nos entretenha

Tiago Petinga / Lusa

O Sporting só precisa de ganhar para sempre campeão. O Benfica está à espera da ajuda do Vitória SC para fazer o “mata-leão”… mas que não durma à sombra da Pedreira, porque o SC Braga ainda sonha com “qualquer coisinha”.

Portugal vive um fim-de-semana de grandes decisões.

Na política e no futebol: quem sairá vencedor? Como estamos em dia de reflexão, teorizemos apenas sobre ‘bola’ e deixemos os ‘politiquices’ para amanhã.

Sporting ou Benfica. Não passa de hoje. O Marquês vai receber o novo campeão nacional de futebol.

Se pintado de verde-e-branco ou encarnado, só perto das 20h iremos saber. Até lá, a matemática do futebol que nos entretenha.

Com os mesmos pontos no campeonato (79), o Sporting parte em vantagem graças ao confronto direto. Isso faz com que o Benfica tenha de fazer sempre um melhor resultado do que os leões, caso queira erguer o caneco.

Descomplicando e pondo a coisa numa tela verde-e-branca:

  • se o Sporting vencer o Vitória SC, é sempre campeão;
  • se empatar, tem de esperar que o Benfica empate ou perca frente ao SC Braga;
  • se perder, ficará dependente de uma derrota do Benfica, no Minho, para ser campeão.

Invertendo a coisa e passando o protagonismo para o lado de lá da 2.ª circular:

  • desde logo, em caso de derrota, o Benfica nunca será campeão;
  • se o jogo terminar empatado, tem de esperar que o Sporting perca;
  • se vencer o jogo, só é campeão se o Sporting empatar ou perder.

A partir das 18h e até por volta das 20h, parte do país pára, para ver o desenlace das contas do título. Repare-se que se teve o cuidado de escrever “parte”, porque (além das pessoas para quem o futebol passa ao lado) há mais vidas em jogo nesta reta final de campeonato.

O Vitória SC, adversário do Sporting, tem particular interesse em pontuar, por estar a disputar com o Santa Clara o acesso à Conference League.

Aqui, o caso é idêntico ao dos líderes do campeonato. Vimaranenses e açorianos estão em igualdade pontual (54), mas os minhotos partem em vantagem, graças ao confronto direto. Ou seja, tal como o Benfica, o Santa Clara (que joga em Faro, à mesma hora) terá de fazer sempre um resultado melhor frente do que o seu rival classificativo.

Mas até SC Braga, adversário do Benfica, ainda sonha com ‘qualquer coisinha’… Caso consiga golear os encarnados e o FC Porto perca contra o Nacional, os arsenalistas passam para terceiro lugar e garantem o acesso direto à Europa League.

Mais empolgante do que esta disputa (praticamente atribuída) pelo ‘bronze’, está a luta pela manutenção. Estrela da Amadora (29 pontos), AFS (27), Farense (27) e Boavista (24) jogam o tudo ou nada, também às 18h. Nada está decidido.

Tondela e Alverca de regresso

Enquanto uns tentam escapar à II Liga, outros já subiram à I. Tondela (campeão) e Alverca carimbaram, esta sexta-feira, o regresso ao primeiro escalão do futebol português. O Vizela, terceiro classificado, fica à espera de adversário para disputar o play-off de subida.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Liga Portugal (@ligaportugal)

Miguel Esteves, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.