Influencer mexicana Valeria Márquez baleada mortalmente durante direto no TikTok

v___marquez / Instagram

O crime está a chocar o México e a ser tratado como um femicídio. Os meios de comunicação latinos avançam que o namorado da jovem é o principal suspeito de encomendar o seu assassinato.

Valeria Márquez, uma influencer de beleza mexicana de 23 anos, foi mortalmente baleada durante uma transmissão ao vivo no TikTok, no que as autoridades estão a investigar como um femicídio, um problema alarmante que está a crescer no México.

Márquez estava a transmitir em direto do salão de beleza onde trabalhava em Zapopan, Jalisco, quando um homem, que aparentava ser um entregador de encomendas, entrou no local e disparou contra ela.

Segundos antes do tiroteio, a jovem apareceu visivelmente perturbada na câmara, agarrada a um peluche e a responder a uma voz que a chamava pelo nome.

De seguida, silenciou a transmissão em direto, mas a transmissão continuou visualmente.

Momentos depois, foram disparados os tiros fatais e alguém apareceu para pegar no telemóvel, mostrando brevemente o seu rosto antes de a transmissão terminar.

O gabinete do procurador do estado de Jalisco confirmou na terça-feira que o caso está a ser tratado como um femicídio, uma classificação legal no México para assassinatos motivados pela misoginia, muitas vezes envolvendo brutalidade ou uma relação entre a vítima e o agressor.

Ricardo Ruiz Velazco, também conhecido como “El Doble RR”, “RR” ou “El Tripa”, é o principal suspeito do crime, segundo o jornal local Milenio.

A publicação citou as autoridades de Jalisco para acrescentar que Velazco mantinha uma relação com Márquez há vários meses e estava aborrecido por ela receber presentes dos seus fãs. Não se sabe se o alegado suspeito, que será também o líder de um gangue na cidade, já foi detido.

Durante a transmissão em direto, Márquez mencionou que alguém tinha chegado ao salão com um presente caro para si, mas que ela não estava lá na altura. Disse aos seus seguidores que não tencionava esperar que o indivíduo regressasse, um comentário que agora levanta mais dúvidas sobre se terá sido o seu alvo.

Márquez tinha quase 200 000 seguidores no TikTok e no Instagram, onde publicava regularmente conteúdos sobre beleza, maquilhagem e estilo de vida.

O seu assassínio provocou uma indignação generalizada na Internet e renovou os apelos a uma maior proteção das mulheres no México, um país marcado por uma violência persistente contra as mulheres, relata o The Guardian.

De acordo com dados da Comissão Económica das Nações Unidas para a América Latina e as Caraíbas, o México está entre os principais países da região em termos de feminicídio, empatado com o Paraguai, o Uruguai e a Bolívia, com 1,3 mortes por cada 100 000 mulheres em 2023.

Jalisco, onde ocorreu o assassinato, é o sexto estado mais mortífero do México em termos de homicídios em geral. Desde que a Presidente Claudia Sheinbaum tomou posse, em outubro de 2024, foram registados 906 homicídios, de acordo com dados da TResearch.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.