Alpha Ring

A startup Alpha Ring desenvolveu um sistema que permite conectar laboratórios de investigação por todo o mundo.
A Alpha Ring, uma startup do sector da energia de fusão sediada na Suíça, apresentou o seu inovador Fusion AI Data Centre, um dispositivo que quer conectar laboratórios de investigação sobre fusão em todo o mundo através de uma infraestrutura baseada numa nuvem — tudo isto com a ajuda de inteligência artificial.
“A nossa revolucionária tecnologia de microfusão permite às universidades avançar rapidamente com os seus programas de investigação sobre fusão e acelerar o caminho para a fusão comercial”, disse Giovanni Landi, Diretor-Geral da Alpha Ring para a região EMEA, à Interesting Engineering.
“Estamos orgulhosos por estarmos a quebrar as barreiras ao acesso e a permitir que estas instituições deem o próximo passo em frente no ensino da fusão”, afirmou ainda.
“Os participantes testemunharam como os investigadores e estudantes de todo o mundo poderão realizar experiências de fusão ao vivo através de uma infraestrutura segura e baseada na nuvem, eliminando as barreiras tradicionais de geografia, regulamentação e custo”, informou a empresa de energia num comunicado.
O sistema Alpha-E da Alpha Ring, que pode ser ativado remotamente, foi concebido para fins educativos e de investigação, pode produzir todas as reações de fusão relevantes, incluindo Deutério-Deutério (D-D), Deutério-Trítio (D-T) e Protão-Boro (p-B).
“A plataforma inclui um conjunto crescente de ferramentas de análise baseadas em IA, concebidas especificamente para aplicações de fusão”, afirmou a empresa.
“Estas incluem a avaliação automática de trajectos de partículas carregadas, diagnósticos em tempo real, interpretação de formas de onda de impulsos e classificação de sinais em espetroscopia gama e deteção de neutrões”, explicam ainda.
Prevê-se agora que a iniciativa acelere o progresso desde a ciência fundamental até às potenciais aplicações da tecnologia de fusão no mundo real. “Através da colaboração global, do investimento em talento e de tecnologia comercialmente investível, podemos traçar um caminho para uma energia limpa sem limites”, concluiu Peter Liu, Diretor Executivo da Alpha Ring.