A Europa vai enfrentar uma epidemia de obesidade dentro de 15 anos, alertou a Organização Mundial de Saúde (OMS) em projeções divulgadas na terça-feira durante o Congresso Europeu sobre Obesidade em Praga.
“A Europa será confrontada com uma grande crise” de obesidade, alertou a OMS.
O estudo, realizado pelo escritório regional europeu da OMS, com sede em Copenhaga, refere que quase todos os adultos irlandeses vão ter excesso de peso em 2030.
Segundo o estudo, 89% dos homens adultos da Irlanda vão estar acima do peso em 2030 e 48% vão ser obesos, contra os 74% e 26%, respetivamente, registados em 2010.
No caso das mulheres irlandesas, prevê-se que em 2030, 57% das mulheres sejam obesas.
As projeções são igualmente alarmantes para o Reino Unido onde se prevê que em 2030 33% das mulheres e 36% dos homens sejam obesos.
A Grécia, Espanha, Suécia e República Checa deverão também conhecer elevados níveis de obesidade entre adultos.
A grande maioria dos 53 países incluídos no estudo vai registar um aumento na proporção de obesos e de pessoas com excesso de peso entre a população adulta.
Segundo dados da OMS, mais de 1,9 mil milhões de adultos do mundo tinham excesso de peso em 2014, dos quais 600 milhões eram obesos.
/Lusa
Se a indústria alimentar fosse controlada como devia ser, nada disso acontecia.
Esta indústria anda de mãos dadas com a indústria farmacêutica, portanto, podem fazer muita coisa que não deviam… A começar pelas substâncias que eles dizem ser seguras, mas que na realidade não o são, pois os interesses financeiros são muito elevados. Vejam o exemplo da polémica que foi a legalização do “aspartame”. E isto é só um exemplo entre muitos outros.