/

Rápido e barato: novo catalisador converte CO₂ em combustível em minutos

NASA

Animação da NASA mostra as rotas do CO2 à volta da Terra

Transformar poluição em energia parece uma utopia. Mas cientistas acabam de arranjar uma forma de o fazer… em breves instantes.

Investigadores da Universidade de Tohoku, da Universidade de Hokkaido e da AZUL Energy, Inc. criaram um método eficiente para converter o dióxido de carbono (CO₂) em monóxido de carbono (CO), um importante componente dos combustíveis sintéticos.

A principal inovação é o tempo: a conversão deixa de demorar 24 horas para ser feita em apenas 15 minutos.

“A conversão de CO₂ em CO é atualmente um tema quente para lidar com as alterações climáticas, mas as técnicas convencionais apresentavam grandes armadilhas que queríamos resolver”, diz o cientista Liu Tengyi à SciTechDaily.

“Os materiais eram caros, instáveis, tinham uma seletividade limitada e demoravam muito tempo a preparar. Não seria viável utilizá-los num contexto industrial real”, explica. Agora, tudo mudou, e o custo desta tecnologia diminuiu.

Os autores do estudo publicado este mês na Advanced Science exploraram diferentes tipos de ftalocianinas (Pc) — incluindo sem metal (H₂Pc), ferro (FePc), cobalto (CoPc), níquel (NiPc) e cobre (CuPc) — como potenciais catalisadores.

Foi a ftalocianina de cobalto (CoPc), um pigmento e complexo metálico de baixo custo, que revelou a maior eficiência na conversão de CO₂ em CO.

O novo sistema tem uma densidade de corrente de 150 mA/cm², e foi capaz de manter um desempenho estável durante 144 horas. A cristalização levou a moléculas densamente compactadas, o que facilitou a transferência eficiente de eletrões para a superfície.

“Este não só é o melhor catalisador à base de Pc para a produção de CO até à data, como também ultrapassa com êxito os limiares industriais padrão para a sua taxa de reação e estabilidade”, comenta Liu. “É o primeiro catalisador de sempre a ser aprovado“.

Esta abordagem aborda um dos principais estrangulamentos na produção de combustível sintético, melhorando a eficiência energética e reduzindo os custos associados à utilização de CO₂.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.