Base secreta da China com seis submarinos nucleares descoberta com o Google Earth

Imagens de satélite recentemente atualizadas captaram uma base naval chinesa, na qual parece estar ancorada parte da frota de submarinos nucleares do país.

Há anos que as bases de submarinos nucleares chineses estão escondidas. No entanto, imagens atualizadas do Google Earth revelaram o local onde parte da sua frota parece estar ancorada.

Na sexta-feira, Alex Luck, analista naval baseado na Austrália, publicou no X/Twitter imagens atualizadas do Google Earth que parecem mostrar vários submarinos nucleares na Primeira Base Submarina de Qingdao, na costa leste da China.

Pelo menos seis submarinos podem ser observados no cais, um dos quais (retângulo púrpura na imagem) se encontra em doca seca; poderá estar a ser desmantelado, uma vez que a manutenção é normalmente efetuada noutro local, diz o analista.

Cinco dos submarinos de propulsão nuclear visíveis na imagem parecem ter armamento convencional, observa Luck: a vermelho, dois antigos submarinos Classe 09I, provavelmente de treino; a verde, dois Classe 09III(A); a amarelo, um submarino não identificável — possivelmente um Classe 09III(A) ou 09IIIB.

O Classe 09IV, o único submarino chinês SSBN (com mísseis balísticos e propulsão nuclear), também aparece na imagem, assinalado a azul.

Segundo um  relatório da Federação de Cientistas Americanos citado pela Newsweek, o submarino experimental Classe 09II foi descontinuado e substituído pelo seu sucessor mais avançado, o Classe 09IV.

A base está localizada a 18 km a leste de Qingdao, no Mar Amarelo, num local com fácil acesso ao Mar da China Oriental e ao Mar do Japão.

De acordo com a Newsweek, em dezembro passado, o Pentágono estimava que a China, que tem a maior marinha do mundo em número de navios, com mais de 370 embarcações, deverá aumentar a sua força de submarinos de 60 para 65 até ao fim do ano, e para 80 em 10 anos.

O relatório do Pentágono refere que a China construiu 12 submarinos nucleares desde 2009, incluindo dois submarinos de ataque do tipo 09II e quatro do tipo 09III(A), com armamento convencional, bem como 6 submarinos do tipo 09IV, capazes de lançar mísseis balísticos nucleares.

Em 2020, a China superou os Estados Unidos no número de navios de guerra, com 350 navios em comparação com os 296 dos EUA. Até 2035, prevê-se que a China tenha até 475 navios.

Depois de nos últimos quatro anos ter aumentado orçamento de defesa de 172,2 para 230 milhares de milhões de dólares, o governo de Pequim lançou recentemente um colossal plano de modernização da sua marinha com uma dotação de 1,4 biliões de dólares.

Relatórios de inteligência dos EUA e da Austrália sugerem que a China pretende ter em atividade seis porta-aviões até 2040, comparáveis em tamanho e capacidade aos porta-aviões da classe Ford da Marinha dos EUA. Em janeiro, lançou ao mar o Fujian, o primeiro destes porta-aviões.

A marinha dos EUA tem atualmente comissionados 20 porta-aviões e porta-helicópteros, dos quais 11 porta-aviões nucleares: o USS Gerald R. Ford, o mais avançado do mundo, e dez porta-aviões classe Nimitz.

Estas fortalezas flutuantes garantem para já a supremacia da US Navy nos mares, mas a distância está a encurtar.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.