Tesla

Veículo elétrico Tesla a carregar uma bateria Tesla Powerwall
As baterias da Tesla dão prioridade à densidade e ao desempenho; as baterias da BYD dão prioridade ao volume e aos materiais baratos.
Investigadores alemães decidiram desmontar baterias da Tesla e da BYD, duas das mais conhecidas marcas de carros elétricos no mundo – e duas marcas que têm o hábito de esconder as componentes e o funcionamento das suas baterias.
Os cientistas avançaram para essa análise só para ver o que estava lá dentro, como descreve o ScienceBlog.
Conclusões principais: as baterias da Tesla dão prioridade à densidade de energia e ao alto desempenho; as baterias da BYD dão prioridade à eficiência volumétrica e a materiais mais baratos, à relação custo-benefício.
O estudo concluiu que, no geral, uma bateria da BYD é mais eficiente porque permite uma gestão térmica mais fácil. O design da BYD proporciona uma gestão térmica superior, tornando-a mais eficiente na gestão de calor, o que é crucial para a longevidade e para o desempenho das baterias. A célula Tesla 4680 gera o dobro do calor por volume do que a BYD.
A equipa de engenheiros desmontou as células de bateria Tesla 4680 e BYD Blade, para comparar a sua estrutura mecânica, composição de materiais e características de desempenho.
A Tesla utiliza soldadura a laser, a BYD combina laser e ultrassons para ligações de elétrodos.
Houve algo que surpreendeu os alemães: nenhuma das células usa silício nos seus ânodos — um material frequentemente associado a uma maior densidade de energia.
As baterias carregam e descarregam de forma diferente: a bateria Blade da BYD utiliza uma técnica única para fixar os seus elétrodos, com um processo de laminação inovador para o separador entre o ânodo e o cátodo; a bateria 4680 da Tesla usa um ligante especial para manter os materiais dos elétrodos unidos – e aqui está uma diferença importante em relação a boa parte da concorrência.
Semelhança: a bateria da BYD é maior do que a da Tesla, mas as duas baterias têm uma proporção semelhante de componentes passivos, como coletores de corrente e barras condutoras.