Descoberto “trono” milenar de príncipe coreano. Quem puxou o autoclismo primeiro?

Kim Gyeong Yeol

Escavações recentes num palácio real centenário na Coreia do Sul revelaram várias casas de banho com autoclismo, incluindo uma com 1300 anos que terá sido usada pelo príncipe herdeiro.

Arqueólogos descobriram restos de várias sanitas inéditas com autoclismo no Palácio Donggung – a residência oficial do príncipe herdeiro.

“Estas sanitas com autoclismo são as primeiras do seu género”, pelo menos na Coreia, explicou à Live Science o líder das escavações e arqueólogo do Serviço do Património Coreano, Kim Gyeong Yeol.

Entre os artefactos, houve um “trono” que se destacou: o que governava os outros.

O príncipe herdeiro tinha uma sanita especial que escoava diretamente para um rio próximo.

Pelo contrário, outras sanitas com autoclismo encontradas fora do palácio em estruturas próximas armazenavam os dejetos humanos no seu interior.

A sanita “que descarrega diretamente no rio [a do príncipe hedeito] parece ter um significado hierárquico“, explicou Kim.

Os cientistas teorizam que esta retrete em particular pode ter sido usada pelo príncipe herdeiro e pelas damas da corte mais próximas dele.

O palácio Donggung foi construído em 674 d.C. juntamente com um lago chamado “Woji Pond”.

Kim Gyeong Yeol

Quem puxou o autoclismo primeiro?

Como lembra a Live Science, embora seja uma novidade para a Coreia, estas sanitas com autoclismo não foram as primeiras a ser inventadas.

A civilização do Vale do Indo, situada no atual Paquistão, entre 2600 e 1900 a.C. tinha cidades com sanitas com autoclismo, indica um estudo de 2016, citado pela mesma revista. As casas de banho com autoclismo no Vale do Indo colocavam os dejetos numa série de drenos que se esvaziavam num sistema de esgotos.

Mas são os ingleses quem – erradamente – mais se gabam de terem inventado o autoclismo. Isto porque, em 1596 Sir John Harrington inventou um dispositivo para a Rainha Isabel I que libertava os resíduos para as fossas – uma versão inicial das casas de banho modernas. Mal eles sabiam que estavam milénios atrasados.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.