Mais de metade dos portugueses já cedeu à tentação do streaming. Os custos das plataformas são o maior obstáculo. Saiba como economizar ao máximo a fatura da Netflix, Max (HBO) e Disney+, mas também Apple+ e Prime Video.
Nos últimos anos, o streaming tornou-se provavelmente a forma mais popular de consumir filmes e séries. Em Portugal, as plataformas de streaming já conquistaram milhões de utilizadores.
Já são mais de metade (52%) os que consomem televisão através de plataformas de streaming, um número recorde — , embora a taxa de subscrição efetiva se mantenha estável em cerca de 41%, de acordo com dados da BStream.
Para muitos outros que ainda não cederam à tentação, os custos elevados das plataformas são muitas vezes o maior obstáculo. Mas há estratégias para economizar ao máximo a experiência de sofá nas várias plataformas.
Uma das formas mais eficazes de poupar no streaming é optar pela subscrição anual, em vez da mensal. Muitas plataformas oferecem descontos para quem paga a totalidade do ano de uma vez. Por exemplo, a Disney+ oferece 12 meses de acesso pelo preço de 10, se subscrever a versão anual do plano Standard ou Premium.
O Max e o Prime Video, da Amazon, também aplicam uma política semelhante, com uma poupança de até 16% em relação ao pagamento mensal, segundo cálculos do Negócios, o que equivale a dois meses grátis na Max.
Também já há planos subsidiados por publicidade. A Disney+, por exemplo, oferece uma versão “low cost” do seu serviço, em que os utilizadores podem pagar menos, mas terão que assistir a anúncios durante os filmes e séries.
Esta solução permite uma poupança de cerca de 4 euros em comparação com o plano sem anúncios. A SkyShowtime, plataforma que também tem vindo a conquistar uma fatia do mercado português, já oferecia uma opção semelhante.
A Disney+ também oferece descontos através de parcerias com outras empresas. Um exemplo disso é a campanha com o Continente, que permite aos clientes receber um crédito de 30% do valor da subscrição no Cartão Continente, a ser utilizado nas compras do supermercado.
Outro truque para reduzir os custos do streaming, já muito usado em várias plataformas (especialmente para poupar na plataforma de música Spotify) é partilhar a conta com amigos ou familiares.
Por exemplo, a Netflix permite que um membro adicional seja adicionado à conta por apenas 4,99 euros por mês — a solução mais económica na plataforma — o que representa uma poupança de até 72% em relação ao valor de uma subscrição individual.
A Disney+ também tem uma oferta semelhante, permitindo um desconto de até 57%. A Apple+ segue uma abordagem um pouco diferente, permitindo que até cinco pessoas partilhem uma única subscrição, sem custos adicionais.
A chave para aproveitar ao máximo é explorar as várias ofertas e descontos disponíveis, para que possa continuar a desfrutar das suas séries e filmes favoritos sem comprometer o orçamento.
Cancelar subscritora e fazer uma vida mais activa e passar mais tempo com quem importa, Família