/

Actor Ângelo Rodrigues está em coma com pneumonia por aspiração

Ângelo Rodrigues / Instagram

O ator Ângelo Rodrigues está internado em coma induzido devido a uma pneumonia por aspiração, mas não corre risco de vida.

A informação é avançada pela SIC Notícias que adianta que Ângelo Rodrigues está internado nos cuidados intensivos do hospital de São José, em Lisboa, devido a uma infeção respiratória grave.

O actor terá sido diagnosticado com uma pneumonia por aspiração depois de ter ido às urgências daquela unidade no dia domingo passado, 12 de janeiro.

A sua condição será “estável”, não correndo risco de vida, ainda segundo a mesma fonte.

Em 2019, o actor de 37 anos esteve internado devido a uma infeção grave numa perna que terá sido provocada por injeções de testosterona nas nádegas.

Ângelo Rodrigues esteve, nessa altura, em risco de vida, e em risco de perder a perna afectada. Mas não foi necessária proceder à amputação depois de tratamentos realizados numa câmara hiperbárica no Hospital das Forças Armadas.

O actor foi, então, submetido a várias cirurgias e transfusões de sangue, e chegou a sofrer uma paragem cardíaca.

O que é uma pneumonia por aspiração?

A pneumonia por aspiração é uma infecção pulmonar que ocorre “quando “aspiramos” corpos estranhos, como alimentos, saliva, líquidos ou até conteúdo gástrico regurgitado ou vómito, para os pulmões”, como se explica no site do Hospital da CUF. Isso leva a “inflamação e infeção subsequente”, acrescenta-se.

“A probabilidade de ocorrer aspiração para os pulmões é maior caso haja alguma perturbação do normal reflexo da tosse, reflexo de gag, ou problemas de deglutição, sobretudo em pessoas com danos neurológicos, por exemplo, após acidente vascular cerebral (AVC)”, refere ainda a CUF.

Sintomas mais comuns

Os primeiros sintomas surgem de forma muito rápida, “cerca de 1-2 horas após a aspiração”, nota ainda o Hospital da CUF, sublinhando que é preciso estar muito atento porque “a pneumonia por aspiração desenvolve-se ao fim de 1-2 dias após o episódio de aspiração”.

Entre os sintomas mais habituais podem estar “dor no peito, tosse com expetoração purulenta (com pus), tosse com sangue ou pus, falta de ar, respiração ofegante, febre, fadiga e confusão mental”, nota o mesmo hospital.

A CUF recomenda que contacte logo o seu médico, ou vá às urgências, se sentir dor no peito, falta de ar, febre e respiração ofegante logo depois de um episódio de engasgamento.

Pessoas mais vulneráveis a sofrer de pneumonia por aspiração

A pneumonia por aspiração é mais habitual em idosos e pessoas debilitadas, em crianças pequenas, em pessoas que têm “dificuldade em tossir ou engolir“, que consomem excessivamente álcool ou drogas, ou que estão em estados de imunodepressão, ainda segundo a CUF.

Pessoas sonolentas e com diminuição dos reflexos durante longos períodos devido a medicação, doença prolongada e debilitante, cirurgias”, “coma e outras alterações graves do estado de consciência” também estão associadas a este tipo de pneumonia.

“Ter sido submetido a anestesia geral” é outra circunstância que torna as pessoas mais propensas a esta condição.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.