Desde agosto que alguém anda a colar olhos esbugalhados em várias estátuas na cidade de Bend, no Oregon. A autarquia alerta que o adesivo usado pode estragar as obras.
A cidade de Bend, no estado norte-americano do Oregon, está a ser alvo de uma partida divertida: foram fixados olhos esbugalhados em oito esculturas de arte pública em rotundas da cidade. Embora a ação tenha agradado a muitos residentes, os funcionários municipais manifestaram a sua preocupação com o custo e os potenciais danos nas obras de arte.
Apelidado de “Bandido dos Olhos Esbugalhados“, o culpado está ativo desde agosto e transformou esculturas como uma família de veados, uma esfera de dois metros e a icónica fénix vermelha em imagens extravagantes, com a colocação dos olhos arregalados.
Embora alguns tenham encarado a ação como um divertimento inofensivo, a cidade sublinhou os encargos financeiros para remover os adesivos sem danificar as peças. “Embora os olhos arregalados colocados nas várias peças de arte da cidade possam fazer rir, custa dinheiro removê-los com cuidado para não danificar a arte”, escreveu a cidade este mês nas redes sociais.
De acordo com René Mitchell, diretor de comunicação de Bend, foram gastos 1500 dólares em esforços de remoção, enquanto uma escultura, também manchada por graffiti, requer 5000 dólares em reparações.
A brincadeira provocou reações mistas. Nas redes sociais, os residentes expressaram a sua alegria com o gesto ligeiro. “Adoramos os olhos arregalados. Esta cidade está a ficar tão tacanha. Vamos divertir-nos!”, disse um comentador. Outros argumentaram que os fundos gastos na remoção dos olhos deviam ser gastos em outras questões, como os sem-abrigo e a educação.
As empresas locais juntaram-se à brincadeira, com estabelecimentos como o Pine Tavern Restaurant e a Unofficial Logging Co. a colocarem a sua própria arte com olhos esbugalhados, relata o New York Times.
A partida ganhou atenção nacional depois de ter sido apresentada no programa “The Late Show With Stephen Colbert”, onde o anfitrião criticou de forma divertida a reação da cidade.
A autarquia de Bend esclarece que, embora tenha achado os olhos esbugalhados divertidos, os adesivos podem retirar os revestimentos protetores, expondo os metais à ferrugem e à corrosão. “Só queremos garantir que a arte perdure e não seja danificada”, frisa Mitchell.
Historicamente, as esculturas de Bend têm sido decoradas com objetos temáticos nas festividades, como chapéus de Pai Natal e coroas de flores, o que a cidade desencorajou de igual modo. Apesar disso, a polícia não foi envolvida e não está a decorrer qualquer investigação formal sobre a partida.