/

Surto da “doença X” que afeta o Congo pode ser malária — e as doenças “não têm fronteiras”

Gates Foundation / Flickr

A doença desconhecida que tem afetado Panzi, na República Democrática do Congo, já afetou centenas de pessoas e é difícil perceber porque foi causada. Há quem fale em epidemia.

A “doença X” é um nome provisório. É o que a Organização Mundial de Saúde utiliza para designar as doenças prioritárias que representam um agente patogénico desconhecido que pode dar início a uma futura epidemia, conta a ZME Science.

A Organização Mundial de Saúde comunicou numa conferência de imprensa esta terça-feira que 10 das 12 amostras testaram positivo para a malária, mas é possível que haja mais do que uma doença envolvida.

Para já, não é 100% claro que se trate de uma doença nova. A pneumonia aguda, a COVID-19, o sarampo e a malária podem estar a contribuir para esta doença.

Tudo começou no dia 24 de outubro, quando, na província de Kwango, no Congo, o primeiro doente com a misteriosa doença que afeta a região de Panzi adoeceu.

Agora, a OMS registou já 406 casos entre 24 de outubro e 5 de dezembro, a grande maioria dos quais em crianças. “A apresentação clínica dos pacientes inclui sintomas como febre (96,5%), tosse (87,9%), fadiga (60,9%) e nariz a pingar (57,8%)”, relata a OMS. Já houve vítimas mortais.

“Quando se trata da Doença X no Congo, uma coisa que muitas vezes esquecemos é que a maioria das doenças provém de animais. Há uma transmissão do animal para o ser humano. E isso significa que nem sempre fazemos as pazes com a natureza”, diz ainda ThankGod Ebenezer, fundador do projeto de investigação African BioGenome Project.

Lembra ainda que a maioria das doenças que afetam os seres humanos — incluindo o VIH/SIDA, a SRA e, provavelmente, a COVID — teve origem em animais.

“A zona registou uma deterioração da insegurança alimentar nos últimos meses, tem uma baixa cobertura de vacinação e um acesso muito limitado ao diagnóstico e à gestão de qualidade dos casos”, acrescentou a organização.

“Será que se trata de uma doença infecciosa? É uma doença não infecciosa? Se falarmos de doenças infecciosas, trata-se de uma infeção viral? É uma infeção bacteriana? É uma infeção fúngica? É uma infeção parasitária? Há tantas coisas que não sabemos“, diz Jean Kaseya, diretor-geral do África CDC.

“Queremos saber muito rapidamente, o que é esta doença? O mundo está a perguntar-se”. O epicentro na Zona Sanitária de Panzi também sublinha a necessidade urgente de infra-estruturas laboratoriais descentralizadas.

Na verdade, a investigação tem enfrentado variados obstáculos, que vão desde a inexistência de laboratórios perto do local à difícil acessibilidade da região.

A ZME explica ainda que “isto não diz respeito apenas à República Democrática do Congo ou a África — as doenças não têm fronteiras e podem afetar toda a gente”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.