Tempestade varre Reino Unido. Raro alerta vermelho, “perigo de vida”, milhões em casa

Jon Rowley / EPA

Met Office emitiu “alerta vermelho de perigo de vida” à passagem da tempestade Darragh

Foi emitido um raro aviso vermelho de “perigo de vida” à medida que a quarta tempestade da época atinge o Reino Unido. Milhões de pessoas foram instadas a ficar em casa à medida que a tempestade Darragh atinge o país com rajadas de vento que podem atingir 150 km/h. Frio e vento vão chegar a Portugal.

Um raro aviso vermelho de “perigo de vida” devido a fortes rajadas de vento foi emitido para grande parte do País de Gales e partes do Sudoeste da Grã-Bretanha, à medida que a quarta tempestade da época atinge o Reino Unido.

O Governo britânico enviou um alerta de texto a cerca de três milhões de pessoas antes da chegada da tempestade a terra, reporta a Sky News.

O alerta avisava as pessoas das perturbações que se avizinhavam e pedia-lhes que “permanecessem em casa se pudessem“, afirmando que não era seguro conduzir em condições de tempestade.

De acordo com o Met Office, foram registadas rajadas de vento até 150 km/h durante a noiteno Norte do País de Gales, e registaram-se ventos de mais de 130 km/h noutras partes do país.

A tempestade estava no seu auge às 7 da manhã, adiantou Tom Morgan, metreorologista do Met Office, acrescentando que é “possível” que os totais de velocidade do vento sejam mais elevados mais tarde. O centro da tempestade, onde os ventos são mais calmos, situa-se no Nordeste.

Durante a manhã, milhares de pessoas na Irlanda do Norte, em Inglaterra e País de Gales ficaram sem eletricidade. Segundo a Energy Networks Association, as falhas de energia atingiram cerca de 86 mil casas a partir das 9 horas da manhã.

A National Grid declarou que, a partir das 8 horas da manhã, mais de 55 mil clientes tinham ficado sem eletricidade no Sudoeste, no Sul do País de Gales e nas West Midlands.

Uma nota no site da Rede de Eletricidade da Irlanda do Norte referia que, “devido ao número de falhas”, não podia fornecer uma estimativa do tempo até ao restabelecimento do fornecimento de energia.

A National Highways informou que várias autoestradas que ligam o Sudoeste de Inglaterra ao País de Gales tinham sido encerradas devido aos ventos fortes, e a Network Rail Wales informou que todos os serviços ferroviários na na linha do noroeste tinham sido suspensos até nova ordem devido à queda de uma árvore.

O derby da Premier League entre o Everton e o Liverpool, que deveria ter começado à hora do almoço em Goodison Park, foi adiado, e as autoridades de aviação cancelaram vários voos da British Airways de e para Heathrow, Paris, Estados Unidos e Países Baixos.

O aviso meteorológico vermelho de “risco de vida” teve início às 3 da manhã de hoje e prolongou-se até às 11 horas. Mais oito avisos de vento forte, que abrangem quase todo o Reino Unido estão em vigor até domingo de manhã.

O alerta de emergência emitido na sexta-feira pelo Cabinet Office aconselhou as pessoas a considerarem a possibilidade de “reunirem lanternas, pilhas, uma bateria de telemóvel e outros artigos essenciais” que já se encontrem nas suas casas.

Foi emitido um aviso VERMELHO para o vento na vossa área. Prevê-se que os ventos extremamente fortes associados à tempestade Darragh causem perturbações significativas”, podia ler-se no aviso. “Os ventos fortes podem provocar a queda de detritos, de árvores e de grandes ondas”.

No entanto, algumas pessoas afirmaram não o ter recebido.

A tempestade Darragh irá fazer-se sentir também em Portugal, nos próximos dias, estando prevista uma queda das temperaturas e possibilidade de neve em algumas regiões.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.