/

Afinal, habemus passe. Sub23 grátis para todos a partir de domingo

Se tem menos de 23 anos, basta ter consigo o cartão de cidadão e dirigir-se a uma das lojas onde trata do passe. Cerca de 240 mil jovens devem beneficiar da medida.

“A partir de agora basta apresentar o cartão de cidadão, como comprovativo de idade, para acesso a este título”. O anúncio foi feito esta quinta feira pelo Ministério das Infraestruturas num comunicado a que a Lusa teve acesso.

O carregamento gratuito pode ser feito a partir de domingo em qualquer loja de transportes dedicada à venda dos passes. O investimento na medida é, segundo o o governo, de 40 milhões de euros e o Governo estima que  cerca de 240 mil jovens serão abrangidos pela medida.

O anúncio do alargamento do passe sub23, anunciado no dia 17 de outubro (e que prometia que o passe gratuito estaria disponível em novembro para uso efetivo em dezembro), tardou a chegar, e surge apenas três dias antes do início do mês em que os jovens poderão fazer o carregamento gratuito. Até agora, a gratuitidade do sub23 estava limitada a estudantes.

A dúvida sobre se a medida chegaria a tempo persistiu até esta quinta feira, e não há informações sobre o que devem fazer os jovens que já adquiriram o passe para o próximo mês. Na semana passada, a 10 dias do final do mês, o TIP – Transportes Intermodais do Porto – confirmara ao ZAP que o Governo ainda não dera quaisquer orientações.

Rui, um jovem de 22 anos não estudante que beneficiará da medida, dissera ao ZAP que o assunto devia ser tratado com antecedência “para evitar os constrangimentos que há todos os meses, na transição do mês, junto às lojas, por causa dos passes (…) mas assim vai ser impossível”.

Mesmo que a medida tenha chegado a tempo do período previamente anunciado pelo governo, é expectável que essa “confusão” se mantenha no dia 2 de dezembro (dia 1 é domingo e feriado), quando todos os jovens que precisarem do passe logo no início do mês se terão de concentrar nas lojas.

Ainda assim, “o alargamento deste passe a um maior número de jovens é um convite que lançámos a esta geração para que adira ao transporte público e adote a mobilidade verde como um modo de estar”, realçou o ministro Miguel Pinto Luz, citado no comunicado.

Esta é uma das 13 medidas incluídas no Pacote Mobilidade Verde, aprovado em Conselho de Ministros no dia 4 de outubro.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.