A Depressão Bert está a levar muita chuva e ventos fortes a regiões do país – principalmente no Norte e Centro – onde, curiosamente, este sábado à noite se registaram temperaturas do “pico do verão”.
O mau tempo que chegou com a Depressão Bert já está a causar estragos em Portugal.
À Antena 1, o comandante da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), deu conta que, até ás 08h00, foram registadas 57 ocorrências, na maioria devido aos ventos fortes.
“Houve 40 quedas de árvores, 12 quedas de estruturas e houve ainda o registo de cinco limpezas de via. A região Centro é a que tem sido mais afetada, sobretudo Coimbra, Leiria e a região das Beiras, particularmente na Serra da Estrela”
O Norte também será fustigado com muita chuva e vento, durante a tarde deste domingo – alertou José Costa.
Aveiro, Braga, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu, em especial a partir das 18h00, vão estar com aviso laranja para a precipitação.
Braga e Viana do Castelo também vão estar com aviso laranja para o vento.
“Mas já a partir das 12h00 prevê-se que haja a intensificação dos ventos, em particular nas regiões do Norte e Centro“, informou José Costa.
Portugal deitou-se com calor incomum
Na noite deste sábado e apesar do temporal que já se avizinhava para a manhã seguinte, Portugal foi dormir com um calor incomum para a época.
Como notou o meteorologista Márcio Santos, pelas 22h20, estavam 22ºC em Viana do Castelo, 21ºC no Porto, 21ºC em Aveiro e 20ºC em Coimbra – tudo regiões afetadas pela Depressão Bert.
O especialista referiu que isto são temperaturas normais no pico do verão… “só que estamos a 23 de novembro”.
Márcio Santos notou também que estão cair recordes de temperatura no Reino Unido “em zonas que, há poucas horas, estavam cobertas de neve”.
Isto é uma aberração, no norte se Espanha até 24°C… E mais… Estão cair recordes de temperatura no Reino Unido em zonas que estavam cobertas de neve há poucas horas… 😑
— Márcio Santos – Meteorologia e Ambiente (@MeteoTrasMontPT) November 23, 2024
Já este domingo de manhã, o meteorologista confirmou que estão a cair dezenas de recordes “na Irlanda, Reino Unido, França, Alemanha”.
“Ainda há poucas horas a notícia era o frio e a neve”, sublinhou.
Bom dia!
Já são às dezenas os recordes de temperatura que vão caindo na Irlanda, Reino Unido, França, Alemanha… 🥵🥵🥵
Ainda há poucas horas a notícia era o frio e a neve. 😑 pic.twitter.com/JBGsdGt7U5— Márcio Santos – Meteorologia e Ambiente (@MeteoTrasMontPT) November 24, 2024