Oitenta e dois jovens foram premiados nas últimas duas noites por terem apresentado uma taxa de zero de alcoolemia em ações de fiscalização realizadas nas zonas de Lisboa e do Porto, pela GNR, no âmbito do programa “100% Cool”.
Os jovens premiados no distrito do Porto foram sujeitos a fiscalização na zona de Águas Santas, enquanto na zona de Lisboa as operações para atribuição de descontos em combustível decorreram na Costa da Caparica.
A completar 14 anos em 2015, o programa é uma iniciativa da Associação Nacional das Empresas de Bebidas Espirituosas (ANEBE), com o objetivo de consciencializar a população mais jovem para uma condução responsável e sem álcool.
Para Mário Moniz Barreto, secretário-geral da ANEBE, estes dados demonstram “que os jovens condutores portugueses aderem cada vez mais às mensagens que estão associadas ao programa”.
“Desde que o Programa 100% Cool se iniciou, as mortes anuais na estrada passaram de mais de mil para menos de 400 e número de vítimas mortais é o mais baixo dos últimos 55 anos (pelo menos”, lê-se no comunicado divulgado hoje pela ANBE.
Entre 2013 e 2014 registou-se menos 17% de jovens condutores apanhados com álcool”.
/Lusa
A GNR tem ainda muito que aprender em termos de educação e civilidade.
Não estou de acordo com esta palhaçada do governo, mas afinal só os jovens é que tem direito a prémio por não beberem?, e os outros, são todos bêbados??? Tenho 53 anos, já tive bicicletas, já tive ciclomotores e até uma moto 125cc, tenho carta desde 1988 ligeiros, registo criminal limpo, não tenho acidentes, não bebo álcool diariamente, não tenho multas, no entanto sempre que me mandam parar e fazer o teste do álcool que quase sempre tenho que repetir, nunca me deram um prémio. Já dizia o falecido e esta hemmmmmmmmmmmmmmmmmmmm.