Espanhola tem 57 lojas face às mais de 500 da fusão Auchan-Minipreço, mas já está diretamente atrás do Lidl, Jerónimo Martins e Sonae.
A Mercadona, que chegou a Portugal há apenas cinco anos, tornou-se a quarta maior cadeia de supermercados no país em termos de quota de mercado, ultrapassando concorrentes históricos como o Intermarché.
Com uma quota de mercado de 7,1%, segundo novo estudo da Kantar citado pelo Negócios, a Mercadona supera mesmo a fusão entre Auchan e Minipreço, que juntos detêm uma quota de 6,6%, apesar de terem mais de 500 lojas face às 57 da retalhista espanhola.
A Mercadona destacou-se como a cadeia de supermercados com o maior crescimento em 2023, aumentando a sua quota em 1,4 pontos percentuais. Este desempenho é atribuído a uma estratégia de expansão orgânica, focada na abertura de novas lojas, especialmente em áreas de elevada densidade populacional.
A dimensão das lojas também contribui para a sua competitividade, sendo um supermercado Mercadona equivalente, em espaço, a várias unidades de cadeias concorrentes, como o Minipreço.
O mercado de bens de grande consumo (FMCG) em Portugal continua dominado por três grandes grupos: a Sonae, com 26,4% de quota (Continente, Modelo, Meu Super, entre outros); a Jerónimo Martins, com 21,5% (Pingo Doce e Amanhecer); e o Lidl, com 13,1%. Este trio mantém uma posição sólida, enquanto a Mercadona lidera o pelotão seguinte. Atrás da retalhista espanhola, encontram-se Auchan, Aldi e Minipreço, com quotas de 4,3%, 2,8% e 2,3%, respetivamente.
A fusão entre Auchan e Minipreço, anunciada em 2023 por 155 milhões de euros, foi inicialmente vista como uma ameaça à posição da Mercadona. Contudo, mesmo com um número de lojas muito superior, a nova entidade não conseguiu igualar o desempenho da retalhista espanhola.
A quota combinada da Auchan e Minipreço caiu para 6,6% face aos 7,3% do ano anterior, enquanto a Mercadona continua a crescer.