Em Janeiro já podem voltar os jogos das competições europeias. Na próxima época, o Moreirense vai passar na TVI.
Os adeptos de futebol que não são assinantes de canais pagos ficaram sem competições de topo entre clubes, na televisão, ao longo dos últimos tempos.
Nesta temporada, não há jogos da I Liga em canais de sinal aberto (como acontece há mais de 10 anos) e deixou de haver jogos das competições europeias. Sport TV e a Eleven Sports dividem os direitos dos compromissos UEFA.
Ou seja, depois de SIC e TVI terem ficado fora das competições europeias – devido aos preços “incomportáveis” – os canais aberto limitam-se a transmitir a selecção nacional, alguns jogos da Taça de Portugal (ambos na RTP1) e provavelmente a final, ou fase final, da Taça da Liga (SIC).
Mas isso vai mudar em breve.
Nesta quarta-feira o Governo publicou um despacho no Diário da Repúlica que define que eventos são qualificados de “interesse generalizado do público”, para serem transmitidos em sinal aberto.
No futebol destaca-se um regresso: um jogo por jornada (ou por “mão” de eliminatória) da Liga dos Campeões, da Liga Europa, da Liga Conferência e ainda do Mundial de clubes – desde que joguem equipas portuguesas.
Ou seja, como o despacho é para ser aplicado desde o início de 2025, em Janeiro ainda podem passar em sinal aberto jogos das últimas duas jornadas da actual Liga dos Campeões, por exemplo.
Falta é saber se as operadoras televisivas chegam a acordo.
Ainda no futebol, deve ser transmitida a final da Liga das Nações masculina.
Os canais em sinal aberto (RTP, quase sempre) devem também transmitir, entre outros: fases finais de campeonatos do Mundo e da Europa de modalidades individuais, Volta a Portugal em bicicleta, ou Jogos Surdolímpicos – Tóquio 2025.
E há ainda recomendações sobre o desporto motorizado: a manutenção do Rali de Portugal e uma novidade – o Grande Prémio de Portugal, no MotoGP.
Moreirense na TVI
Curiosamente, no mesmo dia, a TVI anunciou que vai passar a transmitir todos os jogos caseiros do Moreirense na I Liga.
O acordo começa em Agosto de 2025, ou seja arranca na próxima época futebolística; é válido até 2028.
O Moreirense tem contrato com a Sport TV, mas esse vínculo termina no final desta temporada.
Seguindo o Guimarães Digital, o emblema minhoto vai receber mais 1 milhão de euros por temporada na TVI, comparando com o que acontecia na Sport TV.
Penso que seria de maior interesse que o decreto obrigasse à transmissão de um jogo por jornada, da 1ª Liga, em sinal aberto ou pelo menos em canal não Premium, por exemplo na Sport TV +.
Uma muito boa ideia, tanto para patrocínio do Moreirense como também a visualização do nosso desporto ao nosso povo português. Boa ideia porque existe um número enorme de lares no nosso país com apenas os canais abertos nos seus televisores.
Deveria-se apostar mais em passar desporto nacional nos canais abertos, é verdade que o que mais rende a nível de patrocínios e publicidade é o futebol, mas a nossa cultura é enormemente variada a nível do desporto, portanto apostem em todo o desporto.