/

Cavernas imaculadas de gelo cristalino da Islândia reveladas por fotógrafo britânico

O fotógrafo britânico Alex Bradbury recolheu imagens impressionantes de cavernas de gelo cristalino na Islândia. As fotos foram feitas no Parque Nacional de Vatnajökull, no sudeste do país, região famosa pelas suas fontes termais, gêiseres e vulcões activos.

Alex Bradbury, um fotógrafo freelancer residente em Warwickshire, a vila onde Shakespeare nasceu, decidiu no seu aniversário fazer uma viagem com a namorada até à Islândia. Durante a estadia no país de Björk, foram visitar as cavernas de gelo da lagoa glaciar de Jökulsárlón. A paisagem extraordinária que encontraram é de cortar a respiração.

Estas cavernas são habitadas apenas por micróbios, que vivem sem qualquer contacto com a luz, o que leva os cientistas a pensar que estes organismos poderiam sobreviver noutros planetas, como por exemplo Europa, a lua de Júpiter.

Algumas das cavernas exploradas pelo fotógrafo são imaculadas, nunca tendo tido a presença de seres humanos durante milhares de anos.

As cavernas de gelo estão por baixo do glaciar de Vatnajökull, ou simplesmente Vatna, o maior glaciar da Islândia e um dos maiores da Europa. O Vatna cobre cerca de 8% do território do país.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.