Imagens que ficam para a história de Espanha capturadas este domingo no seio da tragédia que atingiu Valência. “Abandonaram-nos!”, gritaram os populares desesperados.
Cenário violento este domingo em Paiporta, com a família real espanhola no centro das atenções na localidade que é considerada o epicentro da tragédia que continua a assolar Valência após 5 dias de inundações e mais de duas centenas de mortes e milhares de desaparecidos.
A comitiva do Rei Felipe VI e da Rainha de Espanha, Letícia, acompanhada pelo Presidente do Governo, Pedro Sánchez e do Presidente da Generalitat, Carlos Mazón, foi recebida de surpresa com insultos e atingida com lama pela população indignada, que exigia respostas, ajuda e soluções para a catástrofe que já tirou a vida a 217 pessoas.
“Abandonaram-nos!”, acusaram populares perante o rei.
🚨🇪🇸 HUEVOS, BARRO Y PIEDRAS CONTRA EL REY FELIPE VI EN PAIPORTA, VALENCIA, ESPAÑA
¿Se merece esto el Rey Felipe?
🔄 SÍ
♥️ NO#Valencia #España pic.twitter.com/4AFpPxhoWJ— SantiContreras (@SantiContreras) November 3, 2024
Enquanto o rei e a rainha tentavam mediar com os jovens que os abordavam, ouvia-se a palavra “assassinos!” naquelas ruas valencianas, entre outros que gritavam “Pedro Sánchez, filho da p***!”
‼️ Lanzan objetos y fango al rey a su llegada a Paiporta: “¡Asesinos!”https://t.co/WdBMbvISwd pic.twitter.com/GAwqOnZuWz
— elDiario.es (@eldiarioes) November 3, 2024
O primeiro-ministro acabou por ser evacuado daquela zona, num carro que foi perseguido pelos populares e atingido por pedras e paus. “Onde estás, Pedro Sánchez?”, questionavam-se alguns depois de o responsável pelo Governo ter abandonado a comitiva dos reis.
🗣️ Echan a Pedro Sánchez de Paiporta, en Valencia, con insultos, lanzamiento de objetivos y golpes contra su coche oficial. Escena de indignación histórica contra el presidente del Gobierno por su gestión ante la catástrofe natural del siglo
📱Más en https://t.co/XrOoC7il3m pic.twitter.com/DY4SCpmsdB
— 101 Málaga (@101tvMalaga) November 3, 2024
“Peçam ajuda já!”, berrou a população desesperada: “as pessoas estão a morrer e vocês vêm agora?”.
Letícia, vestida de negro e visivelmente abalada, foi vista a tentar falar com alguns dos populares.
La Reina Letizia INUNDAD en lágrimas! Si , inundada! #letizia #elrey #Felipe #paiporta pic.twitter.com/qo9ewpll7k
— Ricardo Rodríguez (@RicardoRdgzR) November 3, 2024
“A ti e às tuas filhas não vos falta água, não vos falta nada”, ouviu a rainha de uma mulher indignada.
“¡A ti no te falta agua… y la gente aquí muriéndose!”: así han increpado a los reyes, a Sánchez y a Mazón a su llegada a Paiporta https://t.co/WdBMbvISwd pic.twitter.com/kW4ci59HKt
— elDiario.es (@eldiarioes) November 3, 2024
Paiporta foi a zona mais afetada pelas inundações, apesar de lá não ter chovido nada. A população limpa as ruas e casas há 5 dias seguidos, e sente-se abandonada pelas instituições responsáveis por trazer ajuda.
A família real espanhola já cancelou quase todos os compromissos agendados para a próxima semana. Os reis iriam ainda fazer uma segunda paragem na localidade de Chiva, mas também acabaram por desmarcar.
As pessoas realmente quando estão nervosas tornam se irracionais…. Precisam de culpar alguém
Mas já se sabe se a tempestade foi provocada pela Natureza ou pelo Ser-Humano?
PSOE…..TÃO competente como o de cá. Tá ali o próximo presidente do eurogrupo.