“Assassinos!”. Rei, rainha e primeiro-ministro de Espanha atacados por vítimas das cheias

3

Ana Escobar/EPA

A Rainha Letícia de Espanha durante a visita a Paiporta, onde uma multidão de cidadãos furiosos lhe atirou lama e gritou insultos ao rei Felipe VI e aos funcionários do governo.

Imagens que ficam para a história de Espanha capturadas este domingo no seio da tragédia que atingiu Valência. “Abandonaram-nos!”, gritaram os populares desesperados.

Cenário violento este domingo em Paiporta, com a família real espanhola no centro das atenções na localidade que é considerada o epicentro da tragédia que continua a assolar Valência após 5 dias de inundações e mais de duas centenas de mortes e milhares de desaparecidos.

A comitiva do Rei Felipe VI e da Rainha de Espanha, Letícia, acompanhada pelo Presidente do Governo, Pedro Sánchez e do Presidente da Generalitat, Carlos Mazón, foi recebida de surpresa com insultos e atingida com lama pela população indignada, que exigia respostas, ajuda e soluções para a catástrofe que já tirou a vida a 217 pessoas.

“Abandonaram-nos!”, acusaram populares perante o rei.

Enquanto o rei e a rainha tentavam mediar com os jovens que os abordavam, ouvia-se a palavra “assassinos!” naquelas ruas valencianas, entre outros que gritavam “Pedro Sánchez, filho da p***!”

O primeiro-ministro acabou por ser evacuado daquela zona, num carro que foi perseguido pelos populares e atingido por pedras e paus. “Onde estás, Pedro Sánchez?”, questionavam-se alguns depois de o responsável pelo Governo ter abandonado a comitiva dos reis.

“Peçam ajuda já!”, berrou a população desesperada: “as pessoas estão a morrer e vocês vêm agora?”.

Letícia, vestida de negro e visivelmente abalada, foi vista a tentar falar com alguns dos populares.

“A ti e às tuas filhas não vos falta água, não vos falta nada”, ouviu a rainha de uma mulher indignada.

 

Paiporta foi a zona mais afetada pelas inundações, apesar de lá não ter chovido nada. A população limpa as ruas e casas há 5 dias seguidos, e sente-se abandonada pelas instituições responsáveis por trazer ajuda.

A família real espanhola já cancelou quase todos os compromissos agendados para a próxima semana. Os reis iriam ainda fazer uma segunda paragem na localidade de Chiva, mas também acabaram por desmarcar.

Tomás Guimarães, ZAP // /

3 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.