Amorim de saída para o Manchester United. João Pereira deverá suceder-lhe no Sporting

10

Manuel Fernando Araujo/EPA

Rúben Amorim, treinador do Sporting.

A imprensa inglesa avança que Rúben Amorim já tem um acordo verbal com o Manchester United, faltando apenas aos red devils acertar os detalhes da cláusula com o Sporting.

Depois de vários rumores terem indicado que Rúben Amorim iria suceder a Pep Guardiola no comando técnico do Manchester City no final da época, tudo indica que o treinador português vai mesmo rumar a Manchester — mas o seu destino será o Manchester United e a saída será imediata.

A notícia das negociações foi avançada pelo jornalista inglês David Ornstein poucas horas depois de o despedimento de Erik ten Hag ter sido confirmado. Ornstein avança que o técnico está interessado no cargo e que os red devils estão prontos para pagar a cláusula de 10 milhões de euros ao Sporting.

De acordo com a estação de rádio TalkSport, Amorim já terá um acordo verbal com o United e ter-se-á encontrado com Dave Brailsford, o diretor desportivo da INEOS — que possui 27,7% do Manchester United — na semana passada. A TalkSport avança ainda que o United deverá triplicar o salário que Amorim ganha no Sporting.

O jornalista especializado em transferências Fabrizio Romano confirma também que Amorim já deu “luz verde” ao United, mas que “respeita o Sporting” e quer garantir que os leões não são prejudicados com a sua saída.

Omar Berrada, que deixou o Manchester City para se tornar o CEO da nova gestão do United, terá sido crucial na aposta em Amorim, tendo já conhecimento do interesse do seu ex-clube no treinador, escreve o Daily Mail.

Berrada também conversou com Xavi Hernandez em Espanha, mas o ex-técnico do Barcelona está relutante em assumir o cargo no meio da temporada e também tem questões familiares que dificultariam a sua mudança imediata para Inglaterra. Thomas Frank, do Brentford, e Graham Potter também terão sido nomes em cima da mesa.

Esta segunda-feira, na conferência de imprensa de antevisão do jogo contra o Nacional e já depois de ser revelado que Ten Hag estava de saída, Amorim foi confrontado com os rumores que o ligavam ao United.

“Já estava à espera [da pergunta]. Não vou falar do meu futuro. Se disser que sim ou não, vou ter sempre de comentar. Desde o primeiro dia que disse que não valia a pena perguntarem porque não ia comentar o meu futuro. Tenho muito orgulho em ser treinador do Sporting“, respondeu.

Esta não é a primeira vez que Rúben Amorim é associado a clubes da Premier League. O treinador português esteve no radar do Aston Villa e do Liverpool e chegou a ser entrevistado pelo West Ham no último verão.

Recentemente, Amorim era apontado como o favorito para assumir o comando do Manchester City no final da época, mediante os fortes boatos que Pep Guardiola vai abandonar o clube em 2025.

Hugo Viana, o ex-diretor desportivo do Sporting que foi responsável pela contratação de Amorim, foi também recentemente “roubado” pelos cityzens, o que alimentou ainda mais as ligações do treinador ao Man City.

Sporting já terá substituto

De acordo com A Bola, a SAD do Sporting já sabia que Rúben Amorim não iria ficar a longo prazo no comando dos leões e já se tinha preparado para a sua saída. O treinador da equipa B, João Pereira, deverá ser o seu sucessor na equipa principal.

Pereira soma três passagens pelo Sporting como jogador, de 2009/2010 a 2011/2012, de 2015/2016 a 2016/2017 e em 2020/2021. O ex-lateral direito foi inclusive campeão nacional sob o comando de Rúben Amorim.

Na época 2022/2023, João Pereira tornou-se o treinador dos sub-23 e na época presente tornou-se o técnico da equipa B do emblema de Alvalade.

Pereira pode ainda contar com a bênção de Amorim para lhe suceder. “João Pereira está a fazer os seus passos, acho que é um excelente treinador, tem todas as condições para vir a ser treinador do Sporting”, afirmou Amorim em maio.

Adriana Peixoto, ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

10 Comments

  1. O SCP é especialista em borrar a escrita quando tudo corre bem.
    Também não parece uma atitude muito honesta o RA sair a meio da época!!!?
    Enfim…dinheiro

    2
    3
  2. Se se confirmar que o RA sai mesmo do Sporting a meio da época num ano em que ele próprio estabeleceu o objectivo do bi-campeonato, acho que não é de ficarmos muito satisfeitos. Ainda para mais o MU está pelas ruas da amargura. Talvez o Ruben tenha mesmo um fétiche por clubes à beira do abismo…e se corre mal? Fica Ruben, não tenhas pressa e faz bem o teu trabalho como até aqui, não te vão faltar oportunidades!

    2
    1
  3. Fui dos que critiquei o valor pago pelo Sporting para ter o Rúben, achei uma loucura e dinheiro jogado fora, mas ao fim de um tempo deu resultado . Os sportinguistas não têm de criticar o que o United fez ou mesmo o Ruben, eles fizeram exactamente o mesmo ao Braga

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.