A meteorização da pirite, conhecida como o “ouro dos tolos”, pode estar a gerar um preocupante ciclo de retroação climática no Ártico canadiano, pelo dióxido de carbono (CO2) que é libertado durante o processo de erosão.
De acordo com um estudo publicado recentemente na ScienceAdvances, as emissões de CO2 na bacia do rio Mackenzie poderão duplicar até 2100, o que corresponde a metade das emissões anuais do Canadá no sector da aviação, por exemplo.
Os minerais de sulfureto, como a pirite, reagem com o oxigénio, libertando sulfato e CO2.
Como explica a Live Science, à medida que o permafrost descongela devido ao aquecimento, mais a rocha fica exposta, acelerando a sua erosão e, consequentemente, as emissões de CO2.
Robert Hilton, professor da Universidade de Oxford e um dos autores do estudo, explicou à Live Science que a relação entre a temperatura e a erosão parece ser exponencial”, o que “significa que parece estar a acelerar à medida que a região aquece”.
O estudo analisou 23 locais na bacia do rio Mackenzie, tendo-se observado um aumento de 45% na erosão por sulfureto entre 1960 e 2020, à medida que as temperaturas aumentam 2,3°C.
Nas zonas montanhosas, a erosão é mais rápida, devido à fissuração das rochas pelo gelo; enquanto nas planícies é mais lenta devido à camada de turfa que protege as rochas.
No entanto, a dimensão deste problema ainda é incerta, especialmente porque as rochas de sulfureto são comuns em toda a região do Ártico. Além disso, pode haver outros fatores ambientais, como um menor degelo do permafrost ou uma maior formação de solo, que podem abrandar esta meteorização.
Os investigadores estão agora a investigar formas de travar este fenómeno.
“Poderá ser mais viável considerar soluções que tenham benefícios comuns – por exemplo, a reflorestação, que poderia atuar no sentido de reduzir as reações dos minerais das rochas e a libertação de CO2, ao mesmo tempo que aumenta a biomassa das árvores e as reservas de carbono no solo”, explicou Hilton.
Sempre a interferir com a natureza..!! É como remendar remendos. Só piora. Tudo é cíclico. O que hoje é do mar e/ou do gelo, amanhã será da terra. O que hoje é terra, amanha será do mar e do gelo. Assim foi no passado e assim continuará a ser no futuro. Qual o mistério?