O Novo Passe Ferroviário Verde fica disponível por 20 euros já a partir desta segunda-feira. Por sua vez, o passe gratuito para todos os jovens até aos 23 anos entra apenas em vigor em dezembro.
A partir desta segunda-feira, o Novo Passe Ferroviário Verde passa a estar disponível nas bilheteiras da Comboios de Portugal (CP) e nas máquinas de venda automática, só em Lisboa.
O passe custa 20 euros e pode ser adquirido em qualquer dia do mês, com a validade de 30 dias consecutivos. Como detalha o Jornal de Notícias, há ainda a modalidade de 60 ou 90 dias, com o custo de 40 e 60 euros, respetivamente.
Poderá ser usado nos comboios Intercidades (segunda classe), Regionais, InterRegionais (segunda classe), urbanos de Coimbra e alguns percursos dos urbanos de Lisboa e Porto.
De fora do alcance deste passe ferroviário ficam os serviços Alfa Pendular e Internacional Celta, e a primeira classe dos serviços Intercidades e InterRegional.
É obrigatória a reserva de lugar antecipada, mas com um limite de antecedência máxima de 24 horas. Será ainda permitido reservar lugar, sem custos, no máximo para duas viagens distintas por dia.
A reserva terá de ser feita igualmente nas bilheteiras da CP ou nas máquinas de venda automática de Lisboa.
Posteriormente — num prazo que o documento indica que será em breve — a reserva de viagem para o Intercidades ficará disponível na bilheteira online e na App da CP.
O Novo Passe Ferroviário Verde é o substituto do Passe Ferroviário Nacional, criado em 2023 pelo anterior Governo, e que, de acordo com o JN, se manterá ainda em funcionamento até ao final do mês de outubro.
Passe para jovens em dezembro
Por seu turno, o passe jovem gratuito para todos os jovens até aos 23 (sejam estudantes ou não) apenas poderá ser requerido e utilizado a partir de dezembro, apesar de ser operacionalizado já em novembro.
“O passe gratuito sub23 ficará disponível em novembro, para poder ser utilizado em dezembro”, informou o Ministério das Infraestruturas e Habitação (MIH), ao semanário Expresso.
Até agora, o passe era gratuito para todos os jovens até aos 18 anos, e dos 19 aos 23 anos só tinha passe gratuito quem estudasse.