Cerca de 10% dos proprietários de veículos elétricos arrependem-se das suas compras, mas estes números variam significativamente consoante o fabricante. A BMW lidera a lista das marcas de elétricos que os proprietários mais se arrependem de ter comprado.
De acordo com um inquérito recentemente conduzido pela American Trucks, cerca de 10% dos proprietários de veículos elétricos lamentam a sua opção, mas esse número varia significativamente em função do fabricante.
A pesquisa, que inquiriu 501 proprietários norte-americanos de veículos elétricos a quem foi perguntado como se sentiam após a sua compra, permitiu também concluir que cerca de 8% dos proprietários gostariam de voltar a ter um veículo a combustão.
As principais razões apontadas pelos inquiridos para se arrependerem da compra de um veículo elétrico foram a falta de infraestruturas de carregamento (56%), a degradação da bateria (50%), os longos períodos de carregamento (46%), a autonomia limitada (42%) e o valor de revenda do veículo (35%).
A sexta razão apontada pelos proprietários de elétrico para se terem arrependido é o preço inicial do veículo (33%) — questão que teriam, curiosamente, tido condições de avaliar antes de o terem comprado.
De acordo com a pesquisa, os proprietários da Geração Z — os nascidos entre meados da década de 1990 e o início dos anos 2010 — são os que mais se arrependem de ter comprado um elétrico: 15% dizem mal da sua vida.
Em relação ao período da aquisição, são os que compraram o seu primeiro elétrico há menos de um ano que mais se arrependem de o ter feito (12%).
Em média, os proprietários que mais lamentam a sua compra carregam o veículo em postos públicos 10 vezes por mês — o dobro do que acontece com os que estão satisfeitos com a sua decisão.
Mas o aspeto mais interessante a extrair dos resultados do inquérito é a dispersão do grau de arrependimento do comprador com base no fabricante do veículo.
A lista é liderada pela BMW: 20% dos proprietários de um elétrico da marca bávara, ou seja, um em cada cinco, arrependem-se de o ter adquirido. O podium é completado com os proprietários de veículos Kia (15%) e Tesla (10%).
“Embora os VE sejam comercializados como convenientes e sustentáveis, os desafios específicos de cada marca podem estar a afetar a satisfação dos seus proprietários”, explica Paul Knoll, diretor de marketing da American Trucks.
“Os proprietários de BMW passam, em média, mais de 11 horas por mês a carregar fora de casa, o que pode ser um fator que contribui para os seus níveis de arrependimento mais elevados”, detalha Knoll.
A fechar a lista estão a Nissan (8%), Ford (7%), Chevrolet (5%), Toyota (4%) e Hyundai (3%). Segundo o ranking da American Trucks, há 13% de arrependidos que são proprietários de outras marcas — o que deixa misteriosamente de fora 15% dos inquiridos, cujas preferências não são especificadas.