Empresário apoiou financeiramente a Building America’s Future, dois anos antes de anunciar publicamente o seu apoio a Donald Trump.
Elon Musk intrometeu-se na política, não directamente, mas apoiando publicamente Donald Trump, que é novamente candidato à presidência dos EUA.
Mas a sua ligação à ala mais conservadora da política do seu país já começou dois anos antes desse anúncio recente.
O empresário financiou (secretamente) um grupo político conservador em 2022, ou a partir de 2022: o Building America’s Future – Construir o Futuro da América.
A agência Reuters noticia esse financiamento, que nunca tinha sido divulgado, citando pessoas próximas desses donativos.
E não são donativos irrelevantes: ao todo atingiram milhões de dólares. Não foi possível determinar ao certo o valor total dos donativos e quando é que terminaram – ou se terminaram. Até porque, sendo uma organização sem fins lucrativos, não é obrigada a divulgar lista de financiadores.
Mas os dados oficiais do Governo dos EUA mostram que as receitas do Building America’s Future eram de 48 milhões de euros em 2022, quando eram de 10 milhões no ano anterior. E, em 2022, já havia donativos de Elon Musk.
Estes grupos não podem financiar as campanhas políticas dos candidatos à Casa Branca, mas podem defender causas políticas.
São conhecidos como grupos de “dinheiro obscuro” – utilizados por agentes políticos (democratas e republicanos) para esconder origens financeiras de campanhas de influência.
Este grupo (e não partido), o Building America’s Future, critica constantemente o presidente actual Joe Biden, como a alegada “invasão de imigrantes”, tenta retirar apoio a Kamala Harris e as plataformas políticas progressivas – algo criticado pelo próprio Musk.
Recorde-se que o multimiliomário andou durante anos a tentar desviar-se de conotações políticas. Ainda em Março deste ano, assegurou que não estava a fazer qualquer donativo, nem a Trump, nem a Biden (que era candidato nessa altura).
Mas nos últimos tempos, e mesmo depois de – segundo o próprio – ter votado em Hillary Clinton e em Joe Biden, começou a criticar a actual administração que tem sido “muito fria” com as suas empresas Tesla e SpaceX.
Se Donald Trump vencer as eleições daqui a um mês, Elon Musk vai liderar uma comissão de eficiência governamental, anunciou Trump.
Não sei como ele ainda não foi preso por tantas coisas obscuras em que está metido…. Tem uma atração para os russos, chineses e muçulmanos que se torna uma viabilidade para segurança nacional da maioria dos países
Tirem-lhe o poder do dinheiro , e não passa de uma criatura doentia sem espinha dorsal !
Essa cara de bobo da corte que ele tem, se faz passar como um idiota comum, mas na verdade vive sempre praticando atos obscuros e que infringem as leis e a conduta da pessoa de boa índole.