Quem não conduz à direita, comete uma contra-ordenação muito grave. Além da coima, sujeita-se a ficar sem carta durante uns tempos.
Há quem fique irritado com isto todos os dias. Há quem já se tenha habituado e nem ligue.
Há quem o faça por rotina há anos e anos, e já nem se apercebe. Há quem veja os outros a fazer isso…e faz o mesmo.
Conduzir na via do meio, muito habitual nas auto-estradas portuguesas, não passou a ser permitido por ser habitual. É ilegal.
As pessoas que o fazem arranjam vários motivos.
Umas explicam que deixam sempre a via direita livre para quem vai entrar ou sair da auto-estrada.
Outros condutores sabem que estão errados, mas alegam que têm mais espaço de um lado e do outro; não se sentem apertados.
Ainda há quem alegue que, ali, não precisam de mudar de via para ultrapassar; dizem que estão sempre à vontade para ultrapassar quem vai devagar na via direita – mas muitas vezes, quem vai na via do meio segue a 70 km/h…
Também há pessoas que, como já mencionámos, nem reparam que estão na via errada. Porque, para essas pessoas, não tem mal nenhum. Vão onde quiserem na sua faixa de rodagem.
Mas tem.
Segundo o nosso Código da Estrada, nas auto-estradas ou vias equiparadas só é permitido conduzir na via do meio quando é para ultrapassar quem está na via da direita, ou para mudar de direcção. Ou se estiver algum obstáculo na via mais à direita, claro.
De resto, a regra é clara: os condutores devem estar sempre no lado direito da faixa de rodagem.
Quem estiver a circular ao meio (ou à esquerda), comete uma contra-ordenação muito grave e pode pagar uma coima que começa em 60 euros mas que pode ir até aos 300 euros.
E mais: pode ficar sem carta de condução durante um período que vai de dois meses até aos dois anos; além de perder quatro pontos na carta de condução.
Só há uma excepção, salienta o e-konomista: dentro das localidades pode-se conduzir pela “via de trânsito mais conveniente ao seu destino”. Mas deve-se, como sempre, ter a maior cautela.
Falta é saber: se quisermos ultrapassar um carro que está na via do meio? Ultrapassar pela direita – já que é essa a via correcta? Não. Ultrapassar pela esquerda na mesma.
É que ultrapassar um veículo pela direita é uma contraordenação muito grave; pode pagar uma coima maior, entre 250 euros e 1.250 euros.
Há tantos placards publicitários junto às auto-estradas, bem que podiam colocar uma série deles a alertar para isto. Bastava escrever: Lembre-se do Código da Estrada: conduza sempre pela direita. Esta malta que adora o meio da estrada é um perigo, alem de empecilho.
Concordo plenamente!! Já o deviam ter feito, ainda me lembro de ver avisos na A5 a informar “Circular pela direita” e simplesmente desapareceu!!??
Já me aconteceu estar na autoestrada a circular na direita e quem vai entrar na autoestrada acha que tem prioridade ao ponto de nos ” empurrar” para a do meio, e se não o fizermos ainda nos olham de lado ou até chamam nomes!! Incrível. Isto sem falar dos condutores atuais em Lisboa centro, que nem acredito que tenham carta de condução, cada vez prior o respeito e o civismo nas estradas.
Mas é preciso alertar para isso?
Supostamente a pessoa que está habilitada a conduzir deveria conhecer o código da estrada.
Isto é ou deveria ser de conhecimento básico para quem anda nas estradas portuguesas.
Estamos a falar de uma das contraordenações mais graves e puníveis do código da estrada e o Tuga precisa que lhe lembrem?
E os pesados ultrapassam por onde? Só se for por cima
E as multas por falta de velocidade vêm para quando? Quando tens um gajo a 20km/h a criar uma fila enorme que causa muito maior propensão a acidentes? E gajos que não sabem fazer rotundas? A polícia de hoje em dia só quer saber de radares de velocidade, álcool e carros alterados mas mais de 50% dos acidentes rodoviários são provocados por má condução. E quando vêm os iluminados de uma cortada à direita e se mandam para a estrada sem olhar? É que aí batemos por trás e a culpa ainda é nossa? Revejam o código da estrada de uma vez por todas, há imensas leis e velocidades que deviam ser vistas e revistas.
E explicar isso aos Espanhóis que nos visitam !!!
ahahah, essa deve ser para rir! Os Espanhóis?! OS Espanhóis conduzem 1000 vezes melhor que os Portugueses, não excedem a velocidade, assinalam sempre as mudanças de direcção, conduzem pela direita, não estacionam nos passeios nem nas passadeiras nem nos lugares reservados a deficientes… os Portugueses é que são o esterco das estradas, excesso de velocidade, agressividade nas ultrapassagens, espetam os carros em todo o lado a bloquear passagem de peões, de carros de bombeiros e de ambulâncias… e basta ver o número de acidentes e de mortes nas estradas e comparar esses números com Espanha, um país 5 vezes maior e com 4 vezes mais população. Ganhem juízo!
Não é universal, já apanhei espanhóis a fazer isso. Mas sim os portugueses são os piores.
Os Espanhóis meu caro, depende da zona, mas na sua maioria, conduz bem pior que nós, faça de Lisboa a Madrid ou Barcelona por exemplo e vai ver 2 erros muito perigosos.
1 – mudam de faixa sem sinalizar e pior, sem olhar aos espelhos o respeitar a velocidade dos outros
2 – Se vão 3 camiões (ou mais) seguidos, so voltam á direita depois de os passar a todos, e fazem-no mesmo tendo espaço para se desviar para a direita entre os camiões e mantendo a sua velocidade que muitas vezes é 90, 100 ou 110 Km por hora e ignorando quem vem atrás, muitas vezes fazem filas de carros atrás que vem a 120 e se acumulam atrás do Espanhol a 100KM por que vai a ultrapassar.
Digo-lhe isto por experiência de viver em Espanha á 14 anos e fazer mais de 30,000 KM ano por toda a Espanha (norte a sul)
Está redondamente enganado quanto ao circular pela via mais á direita, que é o que está aqui em discussão. Não me lembro em várias décadas de estrada, de um espanhol que não circule pela via do meio. Talvez em Espanha seja legal. Basta ver a questão das rotundas. Em Espanha pelos vistos é correto circular pela via mais á direita nas mesmas. Já apanhei alguns sustos e umas valentes buzinadelas.
Isso dos espanhóis é verdade,mas É quando circulam em Espanha, aqui só fazem Asneiras,a começar por circular pela via do meio,eu vivo numa zona fronteiriça e bem os vejo
E quando se colam na faixa da esquerda… Quero ultrapassar e não posso.
Dou sinais de luzes, buzino e nada… Ainda reclamam!
Cambada de otários!
Pensam que são os reis da estrada, eu costumo por me atrás deles e meto o pisca, alguns aceleram outros arredam se para depois voltar á faixa do meio, outros continuam, e depois temos os que não saírem por nada , esses deviam ser proibidos de conduzir.
Ultrapassagem implica mudança de faixa, se vão no meio e alguém passar por eles sem mudar de faixa não é considerado ultrapassagem.
Como?
O que é para si ultrapassar pela direita?
Não existe no seu dicionário?
Cuidado, as coimas por o fazer ou o perigo de o fazer pode ter um impacto alto na sua vida ou de terceiros, algum dia que a coisa corra mal.
Leu o artigo até ao fim?
Já foi ao Google pesquisar “o que é uma ultrapassagem”.
Deixo aqui um link que talvez o possa ilucidar, e talvez mudar a sua mentalidade.
https://www.acp.pt/veiculos/condutor-em-dia/conduzir-em-seguranca/como-ultrapassar-em-seguranca
Oh có có porquê no Google se existe o código da estrada! A mania de se armarem em doutores consultando o Dr.Google e pensam que sabem tudo.Consulte o código da estrada Zé espertinho.Em primeiro lugar gostaria de assinalar uma realidade ,qualquer condutor que circula nas estradas já cometeu asneiras,a questão é cometer o menos erros possiveis porque põe em causa a sua vida e a dos outros.Circular na autoestrada está exagerada mente caro .E 80% dos condutores não sabe circular corretamente esta é a realidade devia de haver maior controlo das autoridades.Elas colocam-se de uma forma furtiva nas nas pontes com radares em forma de pistola a sacar as multinhas dos prevaricadores .
De facto a palavra ultrapassagem dá azo a muitas dúvidas. Vou numa via de 4 faixas por exemplo. Se for sossegado na faixa mais á direita e aparecer um caramelo na faixa mais á esquerda, tenho que cruzar toda a autoestrada para me colocar atrás dele á espera que saia do caminho, se sair, e depois cruzar novamente tudo para a direita. Não tem muita lógica. Ultrapassar é estarem os dois na mesma faixa e mudar para outra para o passar.
Conduzir pela faixa central é irritante, concordo.
Porém, reconheço que conduzir pela faixa da direita é mais stressante pois essa faixa desaparece frequentemente. Antigamente ainda pintavam umas setas no pavimento orientadas para a esquerda para avisar os condutores que a faixa ia terminar. Desde há uns anos para cá, deixaram de pintá-las.
Esta é uma das razões porque tantos condutores optam por conduzir pela faixa central.
Caro Tiago, não que estradas são essas onde você circula. Nas que eu uso, há setas nas faixas que acabam a indicar que temos de fletir para a direita ou para a esquerda, conforme os casos.
Por amor de deus…
Aqui há uns anos, numa iniciativa da polícia para ‘sensibilização’ dos condutores que têm essa mania, andaram a multar quem faz isso na IC19 e atrapalha a vida dos outros? Não, foram para a A25, onde passa um carro de hora a hora, multar condutores que seguiam isolados na estrada!
Quanto ao não se poder ultrapassar pela direita, para além da opinião do “…”, pergunto: e se o tipo que vai na faixa da esquerda resolver andar a 20km/h? O que vai da faixa da meios tem que andar a 25 para não o “ultrapassar”? E, por sua vez, o que vai na faixa da direita tem que andar a 20? E não me venham com a conversa de que há multas para quem conduz demasiado devagar. Conhecem alguém que já tenha levado uma dessas? É que os tribunais dizem que isso pode passar a mensagem errada…
Se um tipo resolver em autoestrada circular na via da esquerda a 20kms/h quando a velocidade mínima em autoestrada é de 50kms/h está a cometer uma contraordenação punível com coima que vai de 60€ aos 300€, e sim, obriga os outros a seguirem atrás dele, ou á mesma velocidade se forem nas outras vias da direita, não precisam ir mais devagar, desde que não o ultrapassem.
Seria multado?
Não sei, mas faço a pergunta de outra forma, os otários que circulam constantemente na via do meio nas autoestradas são ou costumam ser multados ou sancionados?
Se apanhar alguém a circular na autoestrada na via mais á esquerda, a 20kms/h sem justificação e se puder/tiver alguém consigo que possa filmar a situação e telefonar para a polícia a relatar o perigo, se calhar essa pessoa não voltará a fazê-lo.
Pelos vistos nas nossas escolas de condução, o que é fundamental é ensinar a aberrante regra das rotundas que só serve para criar engarrafamentos e longas filas, vejo condutores que comentem uma série de infrações, inclusivamente atravessar traço contínuo só para se posicionarem à esquerda para entrarem na rotunda!!
Técnicamente uma ultrapassagem é efectuada quando se desloca para a sua faixa à esquerda e em velocidade superior passa o veiculo à sua direita. Se circular de forma continua na sua direita não há qualquer ultrapassagem. Já mudar de faixa para a esquerda ou direita para passar alguém é ultrapassagem.
Técnicamente?
Não há nada de técnico naquilo que disse.
Aliás, está completamente fora da realidade e tão pouco é verdadeiro aquilo que disse.
O que é para si ultrapassar pela direita?
Não existe no seu dicionário?
Cuidado, é que ultrapassar pela direita existe no código da estrada e as coimas por o fazer ou o perigo de o fazer pode ter um impacto alto na sua vida ou de terceiros.
Leu o artigo até ao fim?
Já foi ao Google pesquisar “o que é uma ultrapassagem”.
Deixo aqui um link que talvez o possa ilucidar, e talvez mudar a sua mentalidade.
https://www.acp.pt/veiculos/condutor-em-dia/conduzir-em-seguranca/como-ultrapassar-em-seguranca
https://diariodarepublica.pt/dr/legislacao-consolidada/lei/2013-116041830-116043195
Na realidade, evitando opinadores e tudólogos, de acordo com a lei, para realizar uma ultrapassagem é necessário mudar de faixa. Se, numa estrada com 3 faixas o condutor segue pela faixa mais à direita e está está livre e desimpedida, é perfeitamente discutível se, ao passar um condutor que circula indevidamente numa das faixas mais à esquerda, está a realizar uma ultrapassagem.
Também não é claro como é que um condutor consegue inferir que um veículo segue ou não na faixa que melhor lhe convém. É certo que o código da estrada fala de assinalar a intenção, mas, claramente está desatualizado face à complexidade das estradas atuais onde existem estradas com 4,5 e até mais faixas com 3 ou 4 destinos possíveis.
Esquecem-se de um pormenor extremamente importante :
A faixa da direita é onde circulam os camiões, piso cheio de buracos, aos altos e baixos, eu evito essa faixa porque a condução não é pacífica , estou sempre a desviar-me de buracos, poças de água, piso irregular, etc… 1º arranjem as vias e depois exijam…
Vitor Silva, a sua desculpa é muito fraca. Nas auto-estradas que eu utilizo o piso da via da direita está em tão boas condições quanto as outras. Nas estradas nacionais (IP e IC) é que em muitos casos acontece esse problema. Mesmo assim, se vou fora dessa faixa e aparece um veículo atrás de mim, eu desvio-me logo para a direita. Infelizmente, há cromos que têm uma grande dificuldade (preguiça?) em fazer o mesmo.
Estamos a falar em autoestradas, que é raro estarem nessas condições. Quanto aos camiões n vezes que vejo alguém a circular na faixa do meio com a direita totalmente livre.
O problema é que as autoridades não aplicam a lei.
Um pormenor extremamente importante?
O código da estrada é o pormenor mais importante, tudo o resto é conversa de café e desculpas do tuga.
Não é faixa do meio, é via do meio
Corrigido, Miguel.
Obrigado.
R quando se apita a um animal desses? Parecem cadelas com cio
Vejo constantemente condutores à 50km/h em autoestradas onde o limite é 120km/h. Acredito que velocidades demasiadamente baixas é tão perigoso quanto altas velocidades. Ter que mudar de faixa a todo momento aumenta muito a probabilidade de acidentes. Quando o motorista ou carro (exceto pesados) não tem capacidades de andar minimamente aos 90km/h em uma autoestrada, temos que repensar se ali ele deveria estar.
Qual é a velocidade mínima que se pode circular nas autoestradas?
50 KMS/h.
Qual a velocidade máxima que se pode circular nas autoestradas?
120kms/h.
Isto significa que se circular entre estes valores, (atendendo ao tipo de veículo que conduz a velocidade máxima poderá ser inferior) o condutor vai a cumprir com o código das estrada.
Qual o problema?
Isso é justificação para cometer uma contraordenação ou colocar a sua vida ou a de terceiros em risco?
Já agora, tenho mais de 20 anos de carta e nunca vi ninguém a circular na autoestrada a 50 KMS/h.
Que autoestrada é essa que você utiliza que a malta circula a 50kms/h?
Em momento algum disse que trangrido as regras, disse apenas que não concordo. E respondendo à sua pergunta, conduzo em toda a região metropolitana de Lisboa, em média de 6 mil km por mês principalmente na A5. Agora dizer que tem carta de condução há 20 anos e NUNCA viu ninguém à conduzir 50km/h em autoestradas… isso é um caso à ser estudado.
Já encontrei várias vezes, e continuo a encontrar, muito pessoal que conduz a 115km/h ao meio, já para não dizer à velocidades mais altas.
E neste caso, tendo em conta que com mesmo com o Cruise Control a velocidade oscila entre os 115km/h e os 120km/h, como ultrapassar pela faixa da esquerda se não se pode acelerar acima de 120km/h e a via da direita ocupada?
Ultrapassa a 120kms/h.
Já agora, é proibido circular a mais de 120kms/h nas autoestradas, o que não implica nem existe nada que proiba ultrapassar esse limite momentaneamente por questões de segurança, neste caso efectuar uma ultrapassagem, desde que não continue a circular acima desse limite durante largos KMS a fio.
O artigo peca por não explicar a diferença entre “ultrapassar” e “passar”. Se o primeiro termo implica proibição, se executado pela direita, o Código da Estrada prevê que, um veículo que circule na faixa mais à direita possa continuar o seu trajecto, passando por uma viatura que circule, à esquerda, de forma mais lenta, desde se mantenha na faixa em que já vinha a rodar (aliás, se assim não fosse, imagine-se o perigo que implicaria sair da faixa mais à direita, para mudar de faixa duas vezes para ultrapassar e, depois outras duas para regressar à direita).
A diferença entre estas duas manobras, “ultrapassar” e “passar”, é ensinada nas escolas de condução, se bem que talvez não o seja de forma eficaz, ou marcante. Um pouco como a circulação nas rotundas…
Estes temas fazem-nos notar que fazem falta campanhas de prevenção de comportamentos errados em rodovias. O Estado parece mais interessado em colher dinheiro pelos radares de velocidade, do que apontar e corrigir comportamentos mais perigosos e abusivos (circulação demasiado perto do veículo à frente, regras para entrar ou sair de vias rápidas com respeito a prioridades, mudar de faixa de rodagem sem assinalar a manobra nem respeitar as proximidades ou prioridades, falta de uso de iluminação para assinalar presença em situações de falta de visibilidade, etc.). Há muito que ocorreu uma completa demissão do dever de aplicação de pedagogia para prevenção de acidentes, optando-se pela inércia ou na insistência na falácia da velocidade como o único factor que provoca acidentes
Passar pela direita equivale a ultrapassar pela direita. O código da estrada não faz a distinção que o senhor faz, por isso é sempre infracção passar pela direita, quer haja mudança de faixa ou não.
Este é um problema que apresentam nas escolas de condução e que eu já pus em prática, com um carro da GNR atrás de mim. Eles iniciaram a passagem, tal como eu tinha feito e usaram a sirene para chamar a atenção da condutora que seguia na faixa do meio e mandá-la passar para a faixa à direita.
Qual é a via da direita quando temos uma via para lentos à direita? Agradeço esclarecimento.
Se a infração de circular na via central tirasse a carta de condução, as estradas na zona de Lisboa (2a circular, A1) estariam praticamente vazias…. É que existem muitos nabos a circular na via central, e pior, a circular na via mais à esquerda quando têm a via da direita livre, causando perigo e embaraço no trânsito.
A fiscalização é inexistente, daí ter se tornado praticamente um hábito circular na via mais à esquerda.
Está lei não se aplica dentro das localidades. A Segunda Circular por exemplo, é considerada dentro das localidades.
Já agora uma rectificação: não é FAIXA. É via. Uma faixa de rodagem com, no caso, três vias….
Corrigido, Anselmo.
Obrigado.
Não, o texto está correcto, é mesmo faixa. Uma estrada ou via é que tem faixas e não o contrário. Segundo o Dicionário Priberam, uma faixa é:
“Cada uma das partes de uma estrada destinadas ao trânsito de veículos (ex.: faixa da direita; faixa da esquerda; faixa de rodagem; faixa rodoviária)”.
“faixa”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2024, https://dicionario.priberam.org/faixa.
Conforme Art.1, alineas h e u: h) «Faixa de rodagem» – parte da via pública especialmente destinada ao trânsito de veículos; via de transito; u) «Via de trânsito» – zona longitudinal da faixa de rodagem destinada à circulação de uma única fila de veículos.
As vias à esquerda foram feias para circular. Esta será seguramente uma grande novidade para alguns. Agora o que conta é a que velocidade se circula nessas vias. Se vamos a uma velocidade inferior ao tráfico mais à direita então estamos a cometer uma infração seguramente. Podemos circular nas vias mais a esquerda se formos na velocidade máxima permitida( apesar de ser máxima, é baixa) desde que estejamos perante trânsito com velocidade inferior à direita. Não faz sentido, não é seguro andar sempre direita -esquerda- direita etc. Além disso é obrigatório que se vou para a via à direita da via da direita só posso voltar à via da direita para sair da estrada em que círculo. O problema não é andar nas vias mais à esquerda mas sim se a velocidade a que circulamos fot inferior à velocidade máxima. Todos têm direito a andar avelociade máxima dessas vias, caso contrário empatam o trânsito e isso sim deveria de ser punido.
Melhor comentário é impossível! Lá fora a treta da faixa da direita sem critérios não existe.
Em autoestrada a via da direita é que foi feita para circular, as vias á esquerda servem para ultrapassar, não para circular, mas como o tuga tanto circula na via do meio como na via da esquerda, muita gente assume que todas as vias servem para circular o que está errado.
Dentro das cidades e dependendo das condições do trânsito e da direção que pretende tomar isso já não se aplica.
Só acho é que os valores das coimas deveriam ser trocados: os valores aplicados para quem ultrapassa pela direita, deveriam ser aplicados para quem circula na faixa do meio e vice-versa. Afinal de contas, quem ultrapassa pela direita, até está a contribuir para que haja acidentes no caso de vir alguém mais lançado na faixa da esquerda…
Engraçado que a American Automobile Association recomenda circular na via do meio por questões de segurança rodoviária e de fluxo de trânsito:
“Generally, the right lane of a freeway is for
entering and exiting the traffic flow. It is a
staging lane, for use at the beginning and end of
your freeway run. The middle lanes are for
through traffic, and the left lane is for passing. If
you are not passing someone, you should not be
driving in the left lane. If you are traveling on a
roadway with more than two lanes, you should
move out of the right lane unless you are driving
at a slower speed or preparing to enter or exit.”
Artigo 42.º
Pluralidade de vias e trânsito em filas paralelas
Nos casos previstos no n.º 2 do artigo 14.º, no artigo 14.º-A e no artigo 15.º, o facto de os veículos de uma fila circularem mais rapidamente que os de outra não é considerado ultrapassagem para os efeitos previstos no presente Código.
Que malta tão interessante e sabida.
Cá eu, VOU sempre por a direita, acelero quando vejo um atrevido a querer ultrapassar e buzino a quem me quer atrasar.
A esquerda é um atraso de vida.
Direita SEMPRE !
🙂
seria interessante se o governo, nomeadamente A PREVENÇÃO RODOVIÁRIA, fizesse pequenos videos a serem exibidos regularmente nas televisões com instruções pertinentes, visando reduzir a sinistralidade.
O gasto investido seria recuperado facilmente pela redução de gastos superiores quando acidentes graves acontecem, gastos monetários e contabilizados também pela perna de vidas humanas ou incapacidades resultantes desses acidentes.