Supermercado anunciava “redução choque dos preços” – e tinha acabado de aumentar os mesmos preços. E não, não foi na Black Friday.
O Aldi, mais concretamente, o Aldi Süd, apresentou descontos falsos aos seus clientes.
De acordo com o Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE), o supermercado alemão – neste caso o “ramo” que tem lojas no sul da Alemanha – violou a legislação comunitária em matéria de defesa do consumidor.
Em causa, explica o Euronews, estão descontos anunciados pelo Aldi Süd que na verdade não eram preços mais baixos do que antes.
Ou seja: os alemães anunciaram descontos para produtos de mercearia – mas, poucos dias antes, tinham aumentado o preço dos mesmos produtos.
E depois anunciavam uma “redução choque do preço” nos seus prospectos habituais.
O TJUE lembra que os comerciantes estão “impedidos de induzir o consumidor em erro, aumentando o preço cobrado antes de anunciar uma redução de preço, apresentando dessa forma falsas reduções de preço.
Esses descontos – se forem reais – devem ser determinados “com base no preço mais baixo praticado pelo comerciante durante um período não inferior a 30 dias antes da aplicação da redução de preço”, continua o tribunal.
Este foi o veredicto a um processo instaurado por uma organização de consumidores de Baden-Württemberg, na Alemanha.
Os consumidores repararam que o Aldi Süd anunciava descontos de 23% nas bananas. Desconfiaram, foram investigar e reparam que, nas letras pequenas, era visível que o preço não era mais baixo do que estava ao longo do mês passado.
É essa falha que viola as leis comunitárias sobre indicações de preços e práticas comerciais.
O Aldi Süd ainda não reagiu, esclarece o Euronews.
Mas não é só o Aldi; são todos. Tirem os preços numa semana e depois vejam as promoções dos produtos na seguinte…
O Continente foi flagrante as fraldas Dodot xxl passaram de um dia sem promoção 31,99€, para no dia seguinte com promoção a 34,99€ que se mantem até hoje, onde está o desconto? São todos trafulhas para baixarem 10 aumentam 20.
Pois.
A culpa é do comprador.
As empresas precisam de vender. E só vende quem anuncia descontos.
Se as pessoas em geral fizessem como eu, não haviam nem estes problemas nem a invasão informativa dos panfletos de desconto.
Eu só compro o que preciso. E usualmente só compro quando preciso. Nunca compro uma coisa, nem que custe 1 euro porque está com desconto.
Na verdade custa-me um pouco a entender a necessidade de comprar pelo desconto. Raramente se compara o preço.
Além disso eu nunca compro no A ou no B. Eu compro o produto X onde tiver permanentemente o melhor racio qualidade/preço.
Enquanto as pessoas se mantiverem deslumbradas com os desconto, este problema nunca vai deixar de existir.
O Continente manipula/ ilude de forma legal, põe preço recomendado mais alto e o deles mais baixo o que no final não deixa de ser um preço normal.
O mais importante é conhecer os preços de mercado dos artigos, a partir daqui quando anunciado um desconto sabemos logo se ele é real ou não. Por exemplo atualmente a média do preço de 1kg de bananas é de €1.20, quando estão a €0.99/kg é uma promoção real.
Comprar produtos em promoção eu compro até mais do que necessito mas tenho de ter a certeza de que é realmente uma promoção, principalmente nos produtos com grande validade tipo arroz, massas, enlatados, etc.
É preciso é estar atento.