“Não se parece nada com ela”. Nova escultura da falecida monarca, que surge à beira do marido Filipe, divide opiniões. Há quem a compare até ao ator Robin Williams. Mestre em escultura culpa a roupa.
Pouco depois da polémica “sangrenta” com o retrato do Rei Carlos, revelado em maio para celebrar a sua coroação, a família real britânica volta a ser alvo de chacota por parte da comunidade online.
De lenço na cabeça, saia tartan e colete axadrezado, a mais recente adição dos Jardins do Castelo de Antrim tenta imortalizar a falecida Rainha Isabel II, ao lado do seu marido, Filipe, Duque de Edimburgo, e dois dos seus mais de 30 adorados corgis.
No entanto, há quem diga que a nova estátua de bronze dedicada à mais antiga rainha britânica se parece mais com… o ator Robin Williams, ou até com um “culturista vestido de velhote”.
A escultura de Sua Majestade, criada pelo artista de Belfast, Anto Brennan, foi inaugurada a 6 de setembro e colocada ao lado da já existente estátua de Filipe com o objetivo de a tornar “uma recordação duradoura da sua dedicação ao serviço, da sua resiliência e da sua capacidade de unir as pessoas através das gerações”. Mas a Internet não achou o mesmo.
Rapidamente surgiram online comparações à personagem de Robin Williams no filme de 1993, Mrs. Doubtfire, mas também a uma personagem da série de filmes de animação “Wallace e Gromit”. Houve até, relata o The Washington Post, quem comparasse a estátua da falecida rainha a um “culturista vestido de velhote”.
#MrsDoubtfire turns 24 today! More of Robin Williams’ most memorable roles: https://t.co/LBSN6i83He pic.twitter.com/WHUO2Oqytb
— The Hollywood Reporter (@THR) November 24, 2017
“Não se parece nada com ela, mas sinceramente não é como se houvesse imagens da sua cara por todo o lado”, ironizou um utilizador do Reddit (a cara de Isabel II foi impressa em moedas e retratada em pinturas, t-shirts e todo o tipo de objetos durante mais de 70 anos).
“Não olho para ela e digo: ‘Oh, é a Rainha Isabel'”, admite Clara Lieu, mestre em escultura, ao jornal norte-americano, explicando que o problema está mesmo na falta de semelhança — especialmente na roupa esculpida, muito diferente da típica combinação de chapéu, vestido e casaco a que Isabel II nos habituou.
“Teria de ser suficiente semelhante para que talvez outros elementos da escultura possam preencher o vazio sobre quem ela é”, acredita: “Se pegar numa figura pública e a colocar num contexto em que não é habitualmente vista, o artista está a tornar a sua vida incrivelmente difícil. Imagine-se o quão difícil seria fazer uma estátua de Michael Jordan num smoking sem qualquer indício de uma bola de basquetebol ou de um equipamento”.
Os comentários negativos assumiram dimensão suficiente para que a conta do Facebook do Concelho de Antrim e Newtownabbey, que encomendou a obra, desativasse temporariamente os comentários da publicação que mostrava a “pose digna” da Rainha, “refletindo a sua graça, firmeza e dedicação”, apesar de também terem surgido alguns comentários positivos a defender a obra.
“Está rodeada por aquilo que mais ama e Filipe, à direita, que teve sempre ao seu lado durante toda a sua vida adulta”, escreveu um utilizador no Reddit citado pelo Post. “Ele esteve sempre presente, e foi muito importante, mas sempre ligeiramente atrás dela”.
À Sky News, o conselho afasta a ideia de que a estátua foi mal recebida: teve “resposta positiva geral” e foi “calorosamente recebida pela maioria dos que a viram pessoalmente”.
“Embora as redes sociais possam amplificar certos pontos de vista negativos, o conselho incentiva todos a visitar os Antrim Castle Gardens e experimentar a escultura em primeira mão”, comunicou.
Toda a gente sabe que a velhota levantava pesos todos os dias…. O garfo…. A mim parece que as criticas são razoáveis
A estátua reproduz fielmente Isabel Maria (também conhecida por rainha Isabel II), ex-governante do regime da Inglaterra.
É apenas o reflexo da nova escola de escultura, que pode ser chamada de “Incompetentismo” ou “Idiotismo”. Pessoas que nem para artesãos de uma oficina de serralharia servem, são hoje escultores! Depois o resultado é este!
Exemplos desta nova escola é o busto de Ronaldo e a estátua de António Guterres. Mas deve haver mais!