O historiador de arte Adam Busiakiewicz fez uma descoberta inesperada enquanto percorria o X, anteriormente conhecido como Twitter.
Uma publicação de Tim Cox, o representante da coroa britânica em Warwickshire, chamou-lhe a atenção.
A fotografia, que mostrava um hall do salão do condado local, tinha um pormenor que despertou o interesse de Busiakiewicz: um retrato de Henrique VIII.
Suspeitando que o retrato não era apenas uma representação vulgar do famoso monarca, Busiakiewicz, um consultor da Sotheby’s, decidiu investigar mais a fundo.
Juntamente com Aaron Manning, um especialista num palácio real nos arredores do centro de Londres, examinou o retrato pessoalmente. Identificaram-no como uma imagem há muito perdida de Henrique VIII, pintada no final do século XVI.
O retrato fazia parte de uma coleção de 22 retratos que representavam a realeza europeia, estadistas e diversos líderes militares, encomendados pelo político local e fabricante de tapeçarias Ralph Sheldon durante a década de 1590, escreve a Smithsonian Magazine.
“As redes sociais são uma coisa louca porque algumas pessoas usam-nas para ver vídeos de gatos e seguir o que se passa no mundo, e outras pessoas como eu apenas olham para o que as pessoas têm pendurado nas suas paredes”, disse Busiakiewicz à CNN.
Delighted to host a reception for Lieutenancy ambassadors to thank them and my Deputy Lieutenants for all they do across #Warwickshire pic.twitter.com/gJOssu2Zj5
— Warwickshire Lieutenancy (@Warkslieutenant) July 4, 2024
Foi a moldura do retrato que fez com que Busiakiewicz se lembrasse de um famoso conjunto de retratos encomendados por Sheldon.
Pintado por um artista anónimo conhecido como o Mestre de Sheldon, o conjunto incluía retratos de figuras como Ricardo III e Catarina de Médicis. Estes retratos foram originalmente pendurados num friso arquitetónico na propriedade de Sheldon em Warwickshire.
Atualmente, apenas se conhecem alguns dos retratos deste conjunto, espalhados por coleções privadas e públicas. A maioria desapareceu depois de ter sido vendida em leilão em 1781. O retrato de Henrique VIII foi registado pela última vez em 1908, quando foi vendido na Christie’s.
Numa publicação no seu blogue, Busiakiewicz detalhou as provas para a identificação do retrato. A moldura arredondada e o tamanho da obra correspondem a dois outros retratos do conjunto. Uma inscrição, revelada pelo brilho de uma lanterna, dizia “Henry / The 8”, confirmando a sua identidade.
A composição do retrato também coincidia com um desenho do cenário da propriedade de Sheldon, que mostrava o rei com uma espada na mão direita e correntes de ouro à volta do pescoço.
Uma placa por baixo do retrato indica que o Conselho do Condado de Warwickshire o adquiriu a Madingley Hall, atualmente parte da Universidade de Cambridge, em 1951. A proveniência completa da pintura entre 1908 e 1951 permanece desconhecida.
“Sinto-me com muita sorte. As redes sociais permitem-nos ter esta visão muito estranha de uma sala onde talvez nunca tenhamos ido”, disse ainda Busiakiewicz ao The Times.
Busiakiewicz absteve-se de estimar o valor da pintura, mas referiu que outras obras do conjunto foram vendidas por cerca de 200 mil libras. Por agora, o retrato foi transferido para um local mais protegido para posterior avaliação e investigação.