RIP: os cemitérios de Valência vão dar energia à cidade

A cidade de Valência, em Espanha, acaba de lançar um interessante projeto, que visa transformar os seus cemitérios em centrais de energia solar.

A cidade espanhola de Valência tem um plano inovador para gerar energia limpa – transformar cemitérios em centros de energia verde através da instalação de painéis solares.

O projeto ganhou o sugestivo nome de “Requiem in Power“, ou RIP.

Com o objetivo de eliminar gradualmente os combustíveis fósseis, vários países lançaram nos últimos anos iniciativas para utilizar da melhor forma os nossos recursos naturais, como a energia eólica e solar, para satisfazer as nossas necessidades energéticas crescentes.

Grande parte deste esforço está a ser feito na construção de parques solares e eólicos em grande escala que satisfazem a maior parte da procura de energia de uma cidade.

Essa é a ideia por trás do projeto Requiem in Power — uma forma inovadora de gerar energia limpa para a cidade espanhola, que, segundo reporta a Interesting Engineering, irá respeitar o intuito destes espaços solenes .

No âmbito do projeto, integrado na Missão Climática Valência 2030 e que se tornará o maior parque solar urbano de Espanha, a autarquia valenciana está a instalar 6.658 painéis solares em vários cemitérios da cidade.

Foram até agora instalados 810 painéis e, uma vez concluído, o projeto produzirá mais de 440.000 quilowatts de energia limpa por ano — o que  equivale a manter 140 toneladas de poluição nociva fora do nosso ar.

A maior parte da energia será utilizada em edifícios municipais, ajudando a reduzir os custos energéticos da cidade.

Mas aqui está a parte mais interessante: 25% da produção solar produzida vai ser reservada para as famílias vulneráveis, o que significa energia mais limpa e mais económica para as famílias que mais precisam dela.

Além disso, ao confiar mais nas energias renováveis, “a cidade está a dar o seu contributo para construir um futuro mais seguro e saudável para todos”, dizem os responsáveis pelo projeto.

No entanto, Valência não é o primeiro local a ver a luz quando se trata de energia solar nos cemitérios. Em março deste ano, a cidade francesa de Saint-Joachim instalou painéis solares no seu cemitério, que poderão gerar 1,3 megawatts até 2025 – o suficiente para abastecer 4.000 casas.

Mas além de captar energia solar, o cemitério de Saint-Joachim está também a recolher a água da chuva para ajudar a evitar as inundações locais — aproveitando duplamente cada cm2 de terra.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.