Apenas dois pontos percentuais a separar as duas maiores forças políticas. Agora há mais pessoas a pensar que o Governo vai continuar até 2028.
Se as eleições legislativas fossem hoje, o PS iria vencer com margem muito curta, de acordo com a sondagem da Universidade Católica Portuguesa para a RTP, Antena 1 e Público.
Os socialistas têm 33%, enquanto a AD fica muito perto, com 31%. No inquérito anterior, era a AD que liderava (30%-29%).
O Chega continua no terceiro lugar, mas perde mais de 25% da “fatia” que tinha: cai dos 19% para os 14%.
O Iniciativa Liberal sobe dos 5% para os 7%. O Livre cai de 5% para 3% e, por isso, agora aparece com a mesma percentagem da CDU e atrás do BE (4%). O PAN tem 2% nesta estimativa.
A maioria dos inquiridos continua a acreditar que vai haver eleições antecipadas. Mas eram 64% com esta postura, há dois meses; e agora são 55%.
Outro número revelador: na sondagem anterior, 25% acreditava que o Governo vai cumprir a legislatura completa; agora são 40% a ter essa convicção.
A grande maioria (57%) acha que o Governo tem sido “razoável”, e Luís Montenegro é o único líder partidário a ter nota positiva (11,4 pontos), à frente dos 9,6 pontos de Pedro Nuno. André Ventura é o último classificado, com 6,6 pontos.
A RTP explica que, neste ponto, os políticos só foram avaliados pelas pessoas que sabem quem é esse político. Rui Rocha só foi avaliado por 67% dos inquiridos – ou seja, um terço disse não conhecer o líder dos liberais.
O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, merece uma nota 9,7 – um pouco acima dos 9,4 valores da sondagem de Maio.
Estas “sondagens” não fazem sentido. Mais uma vez, estão a favorecer um partido que, em oito/nove anos, só fez bosta no país. Já a AD, que se encontra a resolver os problemas das pessoas, perde terreno!? Como é possível esta vigarice? Coisa mais ridícula.
A desinformacao da Esquerdalha a comecar…, ainda a poucos dias uma Sondagem da Aximage dizia que o CHEGA tinha 17.5%, a AD com 26.7% e o PS com 29.5%, e agora, poucos dias passados, o CHEGA tem 14%!!!!!.
O PS não tem melhor que este vazio de ideias que é o ilusionista das barbas ? É confrangedor ouvir este sujeito. Sempre que bota faladura não se entende o que diz. Tudo o que fala é estapafúrdio e, se espremido, é ZERO. Já há vozes no partido que se posicionam para o encostar às cordas, tal como Costa fez a José Seguro.
O 1º ministro Luis Montenegro está a fazer um Bom trabalho ! A tentar cumprir com as promessas eleitorais da aliança AD, o justíssimo aumento no subsídio de risco para as forças policiais PSP e a GNR em comparação com o subsídio apenas atribuído à PJ pelo ex-1º ministro António Costa que pensou quem ” vier atrás que feche a porta ” pensamento à António Costa e PS ! O PS não quer saber de resolver problemas estruturais do País, porque isso lhe pode tirar votos nas urnas e o Luis Montenegro não tem este pensamento ! Deixem o actual 1º ministro trabalhar, como ele pede, e a seguir tirem conclusões. Para já há uma certa acalmia social.