Viajar de avião à noite no Verão é má ideia. Há uma razão

Eric Flexyourhead / Flickr

As trovoadas são frequentes nas noites de verão, o que leva a que os muitos voos sejam adiados e causem constrangimentos.

É de conhecimento comum entre os meteorologistas que viajar de avião durante o final da tarde e à noite. Chris Bianchi, um aviador e meteorologista, pagou em primeira mão o preço quando decidiu contrariar esta regra e acabou por ficar retido durante a noite no aeroporto de LaGuardia, a 26 de junho, à espera de um voo atrasado.

O seu erro, confessou mais tarde no TikTok, foi ter reservado um voo para a noite durante o verão, uma altura famosa pelos atrasos relacionados com as condições meteorológicas.

Com tempo disponível, Bianchi criou um vídeo no TikTok aconselhando os seus seguidores a nunca reservarem voos à tarde ou à noite durante o verão nos Estados Unidos. A sua publicação rapidamente ganhou tração, com assistentes de bordo e colegas meteorologistas a fazerem eco do seu conselho. Os assistentes de bordo comentaram a sua preferência por voos de manhã cedo, enquanto os seus colegas questionaram a sua decisão de voar à noite.

A questão em causa é bem conhecida entre os especialistas do setor: as tardes e noites de verão são as alturas mais propícias para os atrasos de voos provocados pelas condições meteorológicas. As trovoadas, impulsionadas pelo calor do sol, formam-se frequentemente ao fim da tarde, quando a atmosfera está mais instável.

Esta instabilidade é causada pela subida do ar quente, que transporta humidade que se condensa em nuvens e, eventualmente, em trovoadas. Estas tempestades podem causar atrasos mesmo que não estejam diretamente na rota do voo, afetando os horários em todo o país.

A meteorologista do AccuWeather, Alyssa Glenny, explica que os voos matinais são geralmente mais calmos porque a energia atmosférica que alimenta as tempestades ainda não se acumulou. “Pode ter um voo mais calmo de manhã“, disse à Insider.

Bianchi, ciente desta dinâmica, admitiu que arriscou reservar um voo noturno porque não estava escalado para trabalhar no dia seguinte. No entanto, a aposta não compensou, pois só conseguiu apanhar um voo de regresso a Denver às 19 horas do dia seguinte.

A experiência de Bianchi serve para recordar o conselho prático que ele e os seus colegas defendem: reservar voos de manhã durante o verão pode ajudar a evitar a cascata de atrasos que se acumulam à medida que o dia avança. “Reserve um voo de manhã no verão”, concluiu.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.