Carros voadores: “Corrida” entre China e EUA cada vez mais intensa

Xpeng AeroHT

Xpeng AeroHT Land Aircraft

A China e os EUA estão a intensificar a “corrida” no ramo dos carros voadores. De um lado e de outro, há mais investimento e duas novas fábricas a caminho.

A empresa chinesa de carros voadores XPeng AeroHT assinou um acordo para a construção de uma megafábrica de carros voadores elétricos de descolagem e aterragem vertical (eVTOLs), em Guangzhou, na China.

A nova fábrica produzirá a componente de voo do modular Land Aircraft Carrier, que é constituído por duas partes: uma para conduzir e outra para voar.

Como explica a Iot World Today, o veículo terrestre de seis rodas transporta a componente voadora no seu interior. A outra parte é um veículo elétrico autónomo de descolagem e aterragem vertical, adequado para voos a baixa altitude.

O veículo terrestre pode acomodar até cinco passageiros, com tração integral para as seis rodas e direção nas rodas traseiras.

Por seu turno, o veículo aéreo é totalmente elétrico, permitindo voos manuais e automáticos.

O design do carro inclui grandes hélices no topo, com asas que se dobram para dentro para a condução em estrada. O modelo de porta-aviões terrestre é prático a curto prazo, permitindo o desenvolvimento separado dos componentes terrestres e aéreos.

A XPeng Aeroht tem vindo a arrecadar centenas de milhões de euros de investidores chineses, para vingar no setor dos carros voadores.

Mas o ocidente também investe

Quem também está a receber investimentos avultados para a construção de uma nova fábrica de veículos eVTOL é a norte-americana Archer.

De acordo com a Mobility Now, a fabricante recebeu recentemente um financiamento de cerca de 55 milhões de euros da Stellantis, depois de já ter investido 100 milhões, no ano passado, e comprado ações da empresa no valor de mais de 35 milhões, no início deste ano.

Este financiamento adicional ocorre após um teste bem-sucedido com o Midnight, o eVTOL da Archer, feito em junho.

A Archer quer inaugurar, até ao final do ano, a sua fábrica na Geórgia (EUA), com o objetivo de fabricar 650 aeronaves por ano.

O objetivo é comercializar eVTOLs para deslocamentos urbanos de 10 a 20 minutos. A Midnight pode acomodar quatro passageiros.

ZAP //

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