As greves na CP estão de volta

4

ZAP

Paralisações convocadas por diversos sindicatos, com paragens na circulação já a partir de hoje, quinta-feira.

A circulação de comboios volta a estar condicionada em Portugal, já a partir de hoje, quinta-feira.

A CP – Comboios de Portugal anuncia perturbações na circulação devido a greves convocadas entre os dias 27 de Junho (hoje) e 14 de Julho.

As paralisações foram anunciadas pelos sindicatos SMAQ, ASCEF, ASSIFECO, FENTCOP, SINAFE, SINDEFER, SINFA, SINFB, SIOFA, SNAQ, SNTSF e STF.

De acordo com os sindicatos, a administração da CP está a apresentar propostas insuficientes no que diz respeito à valorização das carreiras de todos os trabalhadores da empresa.

“É a altura de passar do descontentamento manifestado nas conversas nos locais de trabalho para a ação e luta. Todos juntos, em unidade, vamos manifestar à administração da CP e à tutela setorial que os trabalhadores querem ver melhoradas as suas condições de trabalho”, indicam os sindicatos.

A CP avisa em comunicado que vai haver problemas na circulação entre os dias 27 e 29 de Junho. Entre quinta-feira e sábado.

Para esses três dias foram definidos serviços mínimos para os serviços Alfa Pendular e Intercidades; Regional, InterRegional e Internacional; Urbanos do Porto, de Coimbra e de Lisboa.

A greve poderá também afectar as circulações do Comboio Histórico do Douro.

Quem já tem bilhetes para viagens neste período, pode pedir o reembolso ou uma troca para um bilhete de outro comboio da mesma categoria e na mesma classe.

A CP termina o comunicado a lamentar os incómodos causados.

Os trabalhadores da IP já tinham feito duas greves em 2024, uma logo na segunda semana do ano e outra no início de Março.

Ao longo do ano passado – marcado por diversas greves no sector dos comboios – houve perturbações ao longo de mais de um mês seguido e, só nos primeiros quatro meses, houve cinco greves e um total de 62 dias de paralisações.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

4 Comments

  1. Depois de 1 ano e meio de greve e comboios sempre atrasados, voltam a fazer greve. Já estamos fartos dos vossos pedidos de desculpas pelos incómodos causados.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.