Um turista publicou um vídeo onde se pode ver um cano a alimentar a cascata de Yuntai, que é a mais alta de toda a Ásia. As autoridades explicam que o cano é usado apenas durante a estação seca.
Um vídeo recente tornou-se viral na internet por relevar que a famosa cascata de Yuntai, na província de Henan, no centro-norte da China, não é totalmente natural. As imagens mostram que as majestosas quedas de água estão a ser artificialmente alimentadas por um cano.
Situada no Parque da Montanha Yuntai, uma atração turística classificada como AAAA pelo Ministério da Cultura e do Turismo, a cascata é desde há muito admirada pela sua beleza natural. No entanto, esta nova revelação pôs em causa a sua autenticidade, revela a CNN.
O vídeo, publicado nas redes sociais chinesas, mostra um tubo que alegadamente fornece água às cascatas com 314 metros de altura. Esta descoberta levantou dúvidas sobre as origens naturais da cascata, que o sítio Web do parque descreve romanticamente como “como a Via Láctea a voar para baixo”.
Em resposta ao vídeo, a direção do Parque da Montanha Yuntai explicou que a cascata precisa de água adicional durante a estação seca para manter a sua aparência. “(A cascata) não pode garantir o encontro com o público no seu aspeto mais belo devido às mudanças de estação”, declararam, salientando que é feita uma “pequena melhoria” durante esses períodos. O parque garantiu que a cascata estaria na sua “forma mais perfeita e natural” para os visitantes este verão.
O vídeo chocou muitos espectadores em toda a China, mas as reacções nas redes sociais têm sido variadas. Enquanto uns consideram que se sentem defraudados, alguns elogiaram a transparência e o carácter prático do parque. Um utilizador do Weibo comentou: “A fonte de uma cascata não é o que as pessoas vieram ver de qualquer maneira, não acho que isso conte como mentir ao público”.
Este não é o primeiro caso de uma cascata na China que recebe um impulso artificial. O clima de monção do país coloca desafios à manutenção do caudal de água durante as estações secas. A cascata de Huangguoshu, na província de Guizhou, no sudoeste do país, enfrentou problemas semelhantes, o que levou à construção de uma barragem em 2004. A província elogiou a barragem, declarando que “poria fim à história da cascata de Huangguoshu que secava”.