//

Britânico sobreviveu a 17 paragens cardíacas numa hora

Royal Derby Hospital

foto: Royal Derby Hospital

foto: Royal Derby Hospital

John Gilmartin, de 41 anos, residente em Chaddesden, no leste da Inglaterra, sobreviveu a sofreu 17 paragens cardíacas em cerca de uma hora. Segundo os médicos que o assistiram, encontra-se totalmente recuperado do incidente.

Gilmartin, que está em boa forma física e não tinha tido nenhum problema cardíaco anteriormente, sentiu-se mal e decidiu descansar. Quando acordou, estava na Unidade de Terapia Intensiva do Royal Hospital de Derby.

Gilmartin foi inicialmente assistido em casa pela mulher, que o deitou no chão e lhe fez massagens cardíacas até os paramédicos chegarem.

A caminho do hospital, teve 11 paragens cardíacas. Os paramédicos tiveram que administrar sucessivos choques elétricos de reanimação para manterem o coração de Gilmartin a funcionar durante a viagem.

Já no hospital, teve mais 6 paragens cardíacas enquanto a equipa médica tentava implantar-lhe no coração um “balão intra-aórtico”, um dispositivo utilizado para aumentar o fluxo de sangue que chega às artérias.

“Nunca tive nenhum problema cardíaco, sempre estive em forma”, afirmou Gilmartin à BBC, acrescentando que “sem a massagem cardíaca da minha mulher, poderia ter tido danos cerebrais”.

Gareth Hughes, um dos 10 médicos da equipa que salvou Gilmartin, revelou que os doentes que são submetidos a reanimações sucessivas sofrem sempre algum tipo de dano cerebral. “É muito raro ter um caso tão bem-sucedido, pois Gilmartin sobreviveu aos ataques sem nenhum dano neurológico”, afirmou.

Segundo Hughes, sendo relativamente jovem e estando em boa forma, não há nenhuma razão para que Gilmartin não possa ter “uma longa e frutuosa vida”.

Tudo está bem quando acaba bem – neste caso, 17 vezes.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.