Objetivo é impulsionar “ainda mais” as vendas da empresa chinesa no mercado nacional. Modelos “elétricos e acessíveis” começam a ser vendidos na Europa a partir de setembro.
O presidente-executivo da Stellantis, Carlos Tavares, revelou esta terça-feira que a Leapmotor Internacional, empresa criada com a chinesa Leapmotor para vender “carros elétricos acessíveis” fora da China, vai iniciar a comercialização dos seus modelos na Europa.
Numa conferência de imprensa realizada em Hangzhou, na China, Carlos Tavares afirmou que os primeiros modelos da marca chinesa começarão a ser vendidos em nove países europeus, incluindo a Portugal, França, Itália, Alemanha, Holanda, Espanha, Bélgica, Grécia e a Roménia “a partir de setembro”, sendo que o objetivo é introduzir um novo modelo todos os anos durante os próximos três anos.
“A estratégia é vender carros Leapmotor fora da China e, claro, continuar a proteger o que acho que é o mais importante, que é a oferta ao consumidor, e levar a mobilidade com emissões zero ao maior número possível de pessoas, para que possamos contribuir para resolver o problema do aquecimento global”, salientou o gestor na conferência de apresentação da criação oficial da Leapmotor International B.V., uma ‘joint venture’ liderada pela Stellantis, com 51% do capital social.
Entretanto, a partir do quarto trimestre deste ano, os dois modelos do construtor chinês serão exportados para a América do Sul, nomeadamente Chile e Brasil, assim como para o Médio Oriente, África, Índia e para o Sudeste Asiático.
Em resposta à ofensiva dos construtores chineses de veículos elétricos na Europa, o grupo italo-franco-americano adquiriu, no ano passado, 20% do construtor chinês Leapmotor e criou uma empresa conjunta (‘joint-venture’) para produzir veículos elétricos de entrada no mercado internacional.
O objetivo é impulsionar “ainda mais” as vendas da empresa chinesa no mercado nacional e de tirar partido da presença global da Stellantis para acelerar as vendas em outras regiões, como a Europa, adiantou o construtor automóvel.
O acordo confere ainda direitos exclusivos de exportação e venda, bem como de fabrico de produtos Leapmotor fora da China.
A Leapmotor fabrica apenas veículos elétricos e vende 10 mil carros na China por mês.
O gigante automóvel Stellantis é o quarto maior fabricante mundial do setor, com marcas como a Citroën, Peugeot (a líder de mercado em Portugal), Fiat e a Opel, bem como a Alfa Romeo e Jeep.
Já em janeiro, a empresa anunciou que iria avançar com carros elétricos na fábrica de Mangualde ainda este ano, após em 2023 ter batido recordes de produção em Portugal.
ZAP // Lusa
O nosso conterrâneo deveria ter vergonha das declarações que fez. Em vez de impulsionar a produção local e incentivar a aquisição de veículos europeus, foi comprar parte de uma empresa chinesa e importar veículos. Da minha parte, passo. Dou a minha vez.
Que os compre ele!!
Trabalhei e fui explorado pela PSA (Peugeot SA)… a empresa SUGOU financiamento do Estado Português e… continua!!!
Basta ver a erosão na mão-de-obra… em Mangualde!!!
Se a CMTV (parece ser o único meio de comunicação fora da sombra estatal), quiser ter audiência para uns valentes meses… basta tentar falar com “portugueses” que ainda lá trabalham! Depois, é falar com quem foi corrido de lá para fora… por montagens médicas: montagens juridicas (mudas de sector fabril e podes trabalhar mais 3 anos… enfim, há pesoas com mais de 15 anos de casa e não estão no “quadro” da empresa!!!).
Nesta empresa há muito… mesmo muito que este cromo não sabe, nem quer saber… ele só quer resultados!!!
Não culpo o Carlos Tavares… culpo a estúpida submissão que a ele prestão… a “graxa” tem o seu preço!!! Mas, é injusto que não sejam os engraxadores a pagar o preço!!!
Só sei que nunca irei comprar um carro fabricado em Mangualde… se quiserem motivos, falem com qquer trabalhador à saída da Fábrica… qquer um honesto!!!
20% ou mais das peças usadas na Linha de Montagem de Mangualde são Made in China!!!
O pior é que elas têm uma diferença entre elas enorme… coitado de quem comprará os carros aí montados!!!
Atualmente 95% dos veículos são “acabados” 15 a 30 dias após saírem da linha de montagem… incrivel, né?! Mas, só para quem não trabalhou lá nos últimos 5 anos, como eu que saí há 4!!!
… para não falar nas carrinhas que vão para o mercado sem todas as peçpas… confirmem com qualquer trabalhador actual… vão encontrar mais anedotas que eu não quero expor, por agora…
mais um alucinado que prefere produto da china do que do proprio pais,e so alienados.