As plantas carnívoras podem comer humanos?

Dionaea muscipula

As plantas carnívoras são um dos exemplos mais complexos da Natureza e a dúvida mantém-se: será que conseguem comer seres humanos?

A pergunta não é nova e a resposta chegou através de uma recente experiência levada a cabo por Barry Rice, um produtor profissional de plantas carnívoras, responsável pelo blog The Carnivorous Plant FAQ

O especialista decidiu alimentar alguns espécimes com pedaços de pele arrancados de seus próprios dedos dos pés devido a uma infeção de pé de atleta. Segundo o IFL Science, cortou quatro pedaços de pele do mesmo tamanho e colocou-os nas mandíbulas de quatro plantas de Dionaea muscipula.

Uma semana depois, Barry Rice esperava encontrar os pedaços relativamente intactos, mas ficou surpreendido ao verificar que foram quase completamente digeridos.

“O que restava já não tinha muita consistência, mas era pegajoso e viscoso”, escreveu no seu blog, acrescentando que a tonalidade alterou para “cor de bacon”.

A conclusão é que as plantas carnívoras podem, sim, comer pequenos pedaços de tecidos humanos. Contudo, o discurso muda se pensarmos numa pessoa inteira.

Provavelmente, as plantas não conseguiriam ingerir algo mais resistente, como ossos ou cartilagem, além de ser altamente improvável que fosse possível engolirem uma pessoa adulta.

Uma das explicações para essa limitação vem da própria evolução das plantas. Estas espécies evoluíram para serem capazes de comer pequenos animais, possibilitando assim a sua sobrevivência em ambientes carentes de nutrientes.

Tal como outras plantas, dependem da fotossíntese e do seu sistema radicular, mas precisam de digerir animais para obter nutrientes vitais como nitrogénios, fosfato, potássio, ferro e manganês, que nem sempre estão prontamente disponíveis no solo.

Segundo o Museu de História Natural de Londres, existem cerca de 630 espécies de plantas carnívoras conhecidas pela Ciência.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.