O ministro da Justiça do Brasil reagiu esta terça-feira a um alegado caso de xenofobia de uma portuguesa a uma brasileira e insinuou aceitar a repatriação de brasileiros se “Portugal devolver junto o ouro”.
Num vídeo divulgado pela imprensa brasileira, o ministro brasileiro Flávio Dino, durante uma cerimónia de lançamento de um programa de bolsas, referiu-se a um vídeo que surgiu nas redes sociais na segunda-feira “de uma portuguesa xingando uma brasileira no aeroporto de Lisboa”.
No vídeo, que terá sido gravado num aeroporto em Portugal, é possível ouvir a mulher portuguesa a dizer “vá para a sua terra, estão a invadir Portugal”, entre outras declarações xenófobas.
Em resposta, o ministro Flávio Dino atirou: “Bom, se for isso, nós temos direito de reciprocidade, não é? Porque em 1500 eles invadiram o Brasil.”
“E concordo, até, que eles repatriem todos os imigrantes que lá estão, devolvendo junto o ouro de Ouro Preto [em Minas Gerais], e aí fica tudo certo, a gente fica quite”, acrescentou.
Também o deputado brasileiro Túlio Gadelha, relator da Comissão sobre Migrações Internacionais e Refugiados da Câmara dos deputados, adiantou esta terça-feira que pediu ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil que questione a embaixada portuguesa sobre o caso.
Em declarações ao jornal online Metrópoles, Túlio Gadelha afirmou que este caso “é um crime, um desrespeito à nação, à cultura e aos brasileiros“. “Não é a primeira vez que acontece, mas todas [estas situações] são revoltantes. Esses casos recorrentes de xenofobia precisam acabar. Vamos acompanhar de perto a apuração desse facto lamentável.”
De acordo com dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), cerca de 400 mil cidadãos brasileiros residem em Portugal, e representam cerca de 40% da população estrangeira, com maior incidência nos concelhos de Lisboa, Cascais, Sintra, Porto e Braga.
No final de 2022, viviam no país 239.744 brasileiros, o que representa, só este ano, um aumento de cerca de 36% desta comunidade. Perto de 153 mil adquiriram autorização de residência desde Janeiro.
// Lusa
Ficamos quites? Como que ficamos quites? E o investimento que fez a coroa portuguesa no Brasil? Melhor fazemos um encontro de contas, o valor do ouro que eles dizem que era deles á data da independencia (que nao era, era nosso porque o Brasil foi uma criação nossa), e investimento feito pela coroa portuguesa no Brasil á data da independencia. Contas por alto, se calhar nem o PIB do Brasil do ano passado chega para pagar o que nos devem. Ignóbil, mas que outra coisa se poderia esperar de um politico?
Não sabemos o que levou a cidadã portuguesa a insultar a brasileira. De qualquer modo, uma árvore não faz uma floresta: uma tuga (esta ou outra) não representa o povo português. Portanto, vamos lá a ter calma, ok?
O Ministro, Flávio Dino só pode ser pouco inteligente, ou mesmo nada. Ele esqueceu que é descende dos Portugueses que trouxeram o Ouro?
É só quem pode reclamar o ouro, são os Indios do Brasil, uma vez que quando o Brasil foi descoberto, só existia o Povo Índio e que hoje é escaneado e deportado para a Amazónia, pelos Brasileiros, descendentes dos Portugueses.
Assina.
João Ávila
Português original de Portugal.
Pelo comentário acima, apercebo-me de que Portugal teve prejuízos ao colonizar o Brasil.
…Pois ora, político e corrupto. Do mesmo naipe do presidente Lula. A escória do Brasil.
Brasileiros, sejam sempre bem vindos a Portugal!
Não liguem a uma ou outro racista – sempre os haverá -, nem a a um ou outro político tolo – sempre também existirão.
Obrigado pelo enorme contributo dão a este país!
Pelo comentário do ministro vê-se bem quem é o xenóxobo neste filme.
Agora julga-se um país pelas acões ou palavras de uma pessoa?
Tenho a certeza absoluta que não há país no mundo onde os brasileiros sejam tão bem recebidos como em Portugal, e se formos ver os comentários “infelizes” no Brasil ou em Portugal, o Brasil ganharia por larga margem.
Deste caso só se pode tirar uma conclusão… este ministro é o verdadeiro xenófobo e deve detestar os portugueses e Portugal, talvez ressabiado com coisas que se passaram há séculos atrás e a que ele deve ter assistido.
Há idiotas e xenófobos em todo o lado.
Neste caso vemos um xenófobo idiota brasileiro a queixar-se de uma xenófoba idiota portuguesa.
Como pode um parasita que é ministro, dar uma opinião tão estapafúrdia. Os poucos milhões de portugueses (10/11milhões) não aceitamos o que a parvalhona e analfabeta burgessa portuguesa afirmou. Quanto ao OURO, “seu ministro” desde 1500 a 1822, o Brasil era parte integrante do Império Ultramarino Português. A esse “seu ministro”, para nabo só lhe faltam as asas. Disse
Para que os brasileiros querem o ouro? Para ser surrupiado pelos políticos brasileiros? Se não fossem os portugueses, o Brasil seria colonizado por outro povo europeu, como franceses, holandeses ou espanhóis, que na época já estavam à porta prontos para invadir. Como disse certa ocasião aquela besta daniel alves, que o mal do Brasil foi ter sido colonizado pelos portugueses. Então me aponte um país que outrora foi colonizado pela Holanda, Alemanha, França, Inglaterra ou Espanha e não esteja em situação de miséria hoje em dia. Compare com os que foram colonizados por Portugal (Brasil, Angola ou Moçambique) e veja a diferença…
Quanto aos “comentaristas” que falam mal do Lula, (Sadi Oliveira) devem ser bolsominions que estavam roubando quando aquele ser estava na presidência e hoje tem que trabalhar, se quiser viver.
Portugal até poderia devolver, mas não aos ocupantes dessa terra que a ocuparam também exterminado a quase totalidade dos nativos.
Esse ministro é nativo? Ou é mais um oportunista descendente de ocupantes de um território que não lhes pertencia?
Talvez também ele e muitos como ele devam pagar aos que as famílias deles exterminaram e escravizaram!
Portugal só ocupou até 1822, na sua maoria quem lá está continua a opcupar um território que não lhes pertencia.
Não só os brasileiros, como qualquer outro povo, sempre foram bem recebidos em Portugal.
Um ministro seja de que país for não pode fazer comentários destes. Assim só podemos tirar uma conclusão: Ministro ignorante e populista.
Que ministro popularucho
Então nehum portuga foi chingado em terras de Santa Cruz
E quanto ao ouro ??…para ti ehm ??…ou para os indios ??
Se “Brasileiros ‘as” migraram para Portugal , é justamente para não terem de aturar Idiotas deste calibre !
Diz o branco descendente de colonizadores.
Ninguém mostra o que é que a brasileira disse ou fez que provocou os comentários da portuguesa. Gostava mesmo de saber o que foi.
Tenho acompanhado os comentários da televisão brasileira sobre o caso do aeroporto, ou sobre mais 10 ou 20 casos de xenofobia… fiquei dorido, sempre recebemos bem todos os brasileiros, atores, artistas, jogadores, bons técnicos, empreiteiros, profissionais de saúde ( mais de 50% dos dentistas são brasileiros), recebemos também (com fartura) “acompanhantes” e ladrões, mais de 50% dos presos estrangeiros são brasileiros.
Nada nos move contra os brasileiros, até achamos piada ao seu bom humor e conversas boémias, agora não se pode criminalizar um povo inteiro, por causa de alguns casos patéticos e raros de xenofobia, acontece em todo o mundo e vocês também têm telhados de vidro, da maneira como nos amesquinham, contando anedotas sobre nós, parece que para os brasileiros as mulheres usam bigode e os homens são merceeiros.
Quanto à devolução do ouro, isso é ridículo, os espanhóis gamaram o nosso país, as nossas naus, o nosso (vosso) ouro durante 60 anos e nós consideramo-los “nuestros irmanos” e nunca lhes pedimos um tostão.
Os alemães roubaram o mundo todo e nunca lhes pediram um chavo.
Os romanos roubaram toda a península ibérica e nunca fomos a Itália pedir nada.
Os vikings mataram os nossos celtas e iberos e nunca fomos lá acima pedir nada.
Passado é museu, seu político palhaço.
Vem para cá, o Costa demitiu-se, mas agora andam por aí muitos palhaços a querer o ouro, JUNTA-TE A ELES.
Sr. Vítor Silva, apenas uma correção. De acordo com os números da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais o número de prisioneiros estrangeiros dos quais brasileiros, não são nem 20%. Per capita é ainda menor que os nativos…
Agora percebo porque há tantos brasileiros em Portugal , de facto com políticos desse calibre o melhor é emigrar… Mas infelizmente também os temos cá em Portugal mas talvez com menos estupidez e mais bom senso. Em relação a Tuga xenófoba infelizmente existem em Portugal tal como no Brasil e em todo o mundo, no entanto posso garantir que a maioria do povo português tem um especial carinho pelos brasileiro que vêm por bem viver em Portugal.
Ministro vagabundo e imprestável. A cara do nosso presidente da república, e tão miserável quanto. Portugueses, por favor ignorem esse mentecapto aí. O caso de xenofobia deve ser resolvido entre as partes, não por ministros imbecis.
E quando é que vão devolver tudo o que têm roubado aos povos autóctones da Amazónia nos últimos séculos???
Nilton: “Então me aponte um país que outrora foi colonizado pela Holanda, Alemanha, França, Inglaterra ou Espanha e não esteja em situação de miséria hoje em dia.”
Resposta: Austrália, Canadá, Estados Unidos, Nova Zelândia …
Esses são todos anglo-saxões, portanto, os ingleses ainda lá estão, não há misturas nem indígenas
Nilton, e você pelo visto deve ser mais um apoiador do maior ladrão da história do Brasil: o sr. Lula! Se você vive em Portugal e votou nele, sinta-se a vontade para voltar e viver aqui conosco o aumento da violência, da impunidade, pobreza e tantas outras coisas. Vai estudar e aprender seu esquerdopata!
Comentário mais patético do sr. Nilton… Esqueceu que quem roubou o Brasil foi Lula e sua quadrilha. Porque será que a Odebrecht devolveu sozinha 6 bilhões na delação ? Ninguém em sã consciência faria isso se não deve algo.
Enfim, mais um esquerdopata que não sabe olhar nada além do próprio umbigo. Fechamos o ano de 2022 com superavit de 80bi e agora, em 11 meses de governo, já soma-se 140bi negativos. Onde está o senhor vendo a Amazônia arder em chamas, as ONGS de Marina Silva que receberam milhões e nada fazem ( a não ser embolsar o dinheiro)?
Que conversa tão disparatada do Sr. Ministro da Justiça do Brasil! “Nem tudo o que luz é ouro” e a Xenofobia está dentro da sua cabeça, com certeza! – Oh! homem de Deus, pense bem antes de abrir a boca, para não fazer corrente de ar, por aí! Era só o que nos faltava!
Deturpou:
Eu disse que dos PRISIONEIROS ESTRANGEIROS, eram mais de 50% brasileiros, NÃO DISSE que: dos prisioneiros totais do país, mais de 50% eram brasileiros.
Agora já não sei onde li isso ou se foi uma reportagem da televisão.
Canadá, Austrália ,estados unidos, fizeram pela vida quando obtiveram a independência. O Brasil obteve a independência em 1820 e nada fez pela vida nem sequer cortou o cordão umbilical e depois quer responsabilizar Portugal por todos os seus erros.