Uma estrela de classe mundial: Magia de Edwards encanta Alvalade

José Sena Goulão / Lusa

Francisco Trincão, Marcus Edwards e Viktor Gyökeres

O Sporting derrotou, na noite deste domingo, o Estrela da Amadora, por 3-2, e reforçou a liderança, no campeonato. Marcus Edwards foi o grande destaque do jogo: espalhou magia e desbloqueou a vitória leonina.

Que emoção em Alvalade. A uma semana de dérbi com o Benfica, o Sporting não podia perder pontos se quisesse chegar ao grande jogo na Luz com uma vantagem importante que lhe permitisse sair desse embate no primeiro lugar, qualquer que fosse o resultado.

As coisas começaram bem, com Daniel Bragança a marcar antes do intervalo,

Só que o Estrela da Amadora deu a volta ao marcador, por Leo Jabá, de penálti, e Kikas, no espaço de cinco minutos logo após o descanso.

O “leão” arregaçou as mangas e acabou por resgatar o triunfo, com um grande golo de Marcus Edwards e um cabeceamento de Paulinho.

Grande segunda parte

Primeira parte de domínio leonino, mas com dificuldades iniciais evidentes na construção, devido à pressão em zonas altas dos homens da Amadora, em especial sobre os médios Hjulmand e Daniel Bragança.

Porém, os de Alvalade foram, aos poucos, ultrapassando essa barreira e criando perigo, chegando ao golo aos 33 minutos por Bragança, num remate de primeira após bom trabalho e assistência de Gyökeres.

Os visitantes reagiram e, aos 37 minutos, Leo Jabá isolou-se, valendo ao Sporting a intervenção de Adán, num lance com 50% de possibilidade de golo.

O melhor ao intervalo era mesmo Daniel Bragança, com um GoalPoint Rating de 6.9, fruto do golo e 36 passes certos em 39.

Mas tudo mudou na segunda parte. Aos 50 minutos o empate, por Leo Jabá, de penálti, a castigar mão na bola de Coates na área. E aos 55, o recém-entrado Kikas recebeu uma assistência de Leo Jabá, dominou e rematou de pronto à entrada da área para um grande golo.

Estava consumada a reviravolta, mas havia ainda muito jogo.

O “leão” pegou no jogo, atacou e empatou aos 72 minutos, numa grande jogada individual de Marcus Edwards, que concluiu ele próprio com sucesso.

O jogo partiu e o Sporting aproveitou, chegando ao 3-2 por Paulinho, que cabeceou após grande cruzamento de Edwards.

Melhor em Campo

Nem de propósito. Ao longo da semana a GoalPoint destacou os números de Marcus Edwards na Primeira Liga, que apontavam para um forte brilho do atacante inglês, e o extremo mostrou isso mesmo, com um desempenho estupendo em Alvalade.

Edwards foi o grande motor leonino, em especial após o Estrela ter feito o seu segundo golo. Num lance de génio, passou tudo e todos para fazer o 2-2 e depois assistiu para o golo de Paulinho, terminando com um GoalPoint Rating de 9.6.

Destaque também para os nove passes para finalização que realizou, igualando o máximo desta Liga, que pertencia exclusivamente a Samu, do Vizela, para os três dribles completos em cinco, os 11 passes progressivos recebidos e as cinco conduções progressivas.

Destaques do Sporting

Daniel Bragança 6.8

Belo golo do médio, num remate de primeira à entrada da área. O jovem esteve muito bem no passe, com 93% de eficácia, e fez três remates.

Hjulmand 6.8

O dinamarquês esteve muito ativo o longo da partida. Além das impressionantes 123 ações com bola, máximo do jogo, acertou 93 dos 104 passes tentados (valores mais altos), fez três passes para finalização, 12 progressivos, além de cinco desarmes e nove ações defensivas no meio-campo contrário (máximo desta Liga).

Gyökeres 6.7

Desta feita não marcou, mas foi um autêntico quebra-cabeças para a defesa estrelista. Foi dele a assistência para o 1-0, mas também para o 2-2, terminando com quatro passes para finalização, uma ocasião flagrante de golo criada, 14 passes progressivos recebidos e nove ações com bola na área contrária.

Pedro Gonçalves 6.5

O craque leonino bem tentou o golo, com quatro remates, dois enquadrados, e ainda recebeu 12 passes progressivos e realizou cinco desarmes.

Paulinho 6.4

O atacante entrou aos 65 minutos e, aos 79, fez o 3-2 decisivo de cabeça.

Nuno Santos 6.3

Pode não estar com o fulgor de outros tempos, mas na frente é sempre um jogador que desequilibra. Criou uma ocasião flagrante e somou importantes nove recuperações de posse.

Diomande 6.1

No passe esteve em grande, com 73 completos em 76 (96%), e ainda fez seis recuperações de posse.

Destaques do Estrela da Amadora

Kialonda Gaspar 6.1

O central foi o melhor dos homens da Reboleira, Além de um passe de rutura, ganhou dois de três duelos aéreos defensivos, somou quatro intercetações e dois bloqueios de remate.

Kikas 6.1

Entrou ao intervalo para revolucionar o jogo, com belas movimentações e um excelente golo.

Leo Jabá 5.2

A ocasião flagrante que falhou, isolado perante Adán, corta-lhe a nota. Ainda assim fez um golo, de penálti, e uma assistência, além de um passe de rutura.

Resumo

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.