A última música dos The Beatles foi apresentada nesta quinta-feira. A loucura espalhou-se rapidamente pela internet.
Now and then.
O vídeo que partilhamos acima é oficialmente a última música dos The Beatles e foi apresentada nesta quinta-feira.
Obviamente os quatro músicos de Liverpool não estiveram juntos para gravar esta melodia. John Lennon morreu em 1980, George Harrison morreu em 2001.
Mas, na verdade, três deles estiveram a (tentar) gravar esta música, com base numa cassete que John Lennon deixou para Paul McCartney.
Essa cassete (provavelmente gravada em 1977) tinha a voz e o piano de John Lennon, o autor de Now and Then. Os outros três Beatles juntaram-se em 1995, no projecto The Beatles Anthology.
Conseguiram lançar músicas inéditas mas esta tinha ficado para trás. Não foi possível separar a voz de John Lennon do piano que o mesmo compositor tocou.
Hoje a tecnologia é outra. Um software desenvolvido pela equipa de Peter Jackson – responsável pelo documentário Get Back – permitiu concretizar essa separação. “Limpinha”.
Seria um método que os The Beatles iriam abraçar imediatamente, se ainda estivessem juntos. A curiosidade dos “quatro fantásticos” pela tecnologia, pela inovação em estúdio – e não só – não se esgotava.
Depois do “1, 2” inicial, a melodia original do piano de John Lennon é respeitada, na sua base, logo no início. A sua voz aparece a seguir, antes de Paul McCartney oferecer uma segunda voz; a bateria de Ringo Starr pouco depois, e mais tarde entram em cena baixo e guitarra de McCartney e de George Harrison – esta última foi captada nas tais gravações de 1995.
Uma música simples, como tantas outras dos The Beatles.
Uma melodia bonita, como tantas outras dos The Beatles.
Elegante, suavemente psicadélica e com tom de melancolia, de despedida – o contexto ajuda.
“Sold out”
É provável que muitas pessoas que ouviram a música também tenham espreitado a loja oficial dos The Beatles, para comprar o single ou os novos discos.
E é provável que não tenha encontrado o que queria porque quatro dos produtos já estão esgotados: vinil azul e branco, vinil preto e cassete (tudo de Now and then) e até as camisolas brancas – com uma cassete do single desenhada, além do nome do grupo – esgotaram.
É uma nova versão da Beatlemania.
Não se puxam os cabelos, não há desmaios e não há problemas com a polícia, como há 60 anos. Mas a procura pelos The Beatles chegou a outro patamar e basta olhar para a quantidade de reacções que canais de televisão ou “anónimos” quiseram publicar ao longo da tarde de ontem.
À hora da elaboração deste artigo, o áudio de Now and then já tem praticamente 5 milhões de visualizações. Em menos de 24 horas.