Encontrada uma tatuagem medieval de Jesus Cristo, numa parte do corpo “intrigante”

Foi descoberta uma tatuagem de Jesus Cristo num corpo com 1300 anos, num dos sítios onde “o grande profeta” terá sido pregado.

Foi desenterrado, no Sudão, um corpo com 1300 anos com uma tatuagem alusiva a Jesus Cristo.

A descoberta foi levada a cabo por uma equipa de cientistas polaco-sudanesa, liderada por Artur Obłuski, da Universidade de Varsóvia, perto de um mosteiro medieval.

Este é apenas o segundo caso de uma tatuagem deste período, naquela região, de acordo com o comunicado do Centro Polaco de Arqueologia Mediterrânica (PCMA) na Universidade de Varsóvia, a que a Live Science teve acesso.

A tatuagem – localizada no pé direito do indivíduo que se acredita ser um homem – incorpora o símbolo “Chi-Rho” juntamente com as letras gregas alfa e ómega. “O símbolo Chi-Rho combina as letras gregas ‘chi’ e ‘rho’ para formar uma abreviatura para Cristo”, explica o comunicado.

Por sua vez, as letras alfa e ómega simbolizam a crença cristã de que Deus é o princípio e o fim de todas as coisas.

A tatuagem no pé direito é particularmente “intrigante, uma vez que se diz que Jesus Cristo foi pregado nessa parte do corpo, durante a sua crucificação”, consideraram os arqueólogos Robert Stark e Kari Guilbault, da equipa de investigação, citados pela Live Science.

A datação por radiocarbono estima que o indivíduo viveu entre os anos 667 e 774 d.C. – um período em que o cristianismo era a religião predominante naquela região – e que teria entre 35 e 50 anos de idade, no momento da sua morte.

O corpo foi inicialmente descoberto durante escavações em 2016, mas a tatuagem só foi descoberta após análises mais profundas.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.