Há uma proeza notável de engenharia e um testemunho de soluções inovadoras para problemas complexos nos Países Baixos.
Vista de cima, esta ponte é “cortada” a meio e os carros continuam a passar para o outro lado, enquanto embarcações passam pelo canal de água que corta a construção. Quase que parece magia.
Inaugurado em 2002, o Aqueduto Veluwemeer funciona como uma ponte aquática sobre a estrada N302, fundamental na ligação entre o espaço holandês a Flevoland, a maior ilha artificial do mundo. A via fluvial facilita, de acordo com o Interesting Engineering, a passagem diária de aproximadamente 28 mil veículos e de uma variedade de embarcações de calado raso.
Ao contrário de opções convencionais como pontes levadiças, ferries ou túneis, o Aqueduto Veluwemeer oferece um fluxo ininterrupto de tráfego rodoviário e aquático.
Com 17 metros de comprimento e 3 metros de profundidade, a estrutura permite que pequenas embarcações passem com segurança sobre a estrada. Passadeiras para peões e ciclovias também fazem parte do projeto, garantindo uma utilidade multifuncional.
A própria estrada N302 é um prodígio de engenharia, elevada acima do nível da água na maior parte do Lago Veluwemeer por barreiras artificiais. Só numa curta extensão de 55,7 metros é que a estrada submerge brevemente abaixo da superfície do lago para acomodar o aqueduto.
O lago faz parte de um sistema originalmente destinado à regulação do nível da água e desde então tornou-se uma reserva natural vital e uma área de lazer.
Durante a fase de planeamento, várias alternativas como pontes levadiças, túneis e ferries foram consideradas e, em última instância, rejeitadas. O aqueduto emergiu como a solução mais prática e economicamente eficaz, exigindo cerca de 61 milhões de dólares (57 milhões de euros) para a construção.
Os engenheiros utilizaram uns impressionantes 22 mil metros cúbicos de betão e estacas de aço para garantir a integridade estrutural e evitar a intrusão de sedimentos na estrada.
Com o nome da região de Veluwe em Gelderland e do lago que cruza, o Aqueduto Veluwemeer pode não estabelecer quaisquer recordes mundiais em termos de tamanho, mas é um dos aquedutos mais fascinantes a nível global — melhora o sistema de transporte, contribui para a gestão eficaz da água e acrescenta ao apelo turístico da região.
Reflexo da abordagem progressista dos Países Baixos em relação à infraestrutura e à gestão da água, o Aqueduto Veluwemeer melhrou significativamente o fluxo de tráfego rodoviário e marítimo na região e contribuiu para o controlo de inundações e na distribuição de água.
É, sem dúvida, um verdadeiro emblema da inovação holandesa e estabelece o cenário para os avanços tecnológicos futuros no desenvolvimento de infraestruturas.