O ícone da moda italiana está a ajudar no desenvolvimento do novo Fato de Mobilidade Extra-Veicular Axiom (AxEMU) e vai à Lua com a NASA em 2025, na terceira missão Artemis, anunciou a Axiom Space esta terça-feira.
Depois de mostrar ao mundo, a 15 de março, o protótipo do novo fato espacial da Axiom Space que os astronautas que vão à Lua com a missão Artemis vão usar — numa divulgação que envolveu uma pequena mentira — a NASA junta-se agora à icónica marca italiana de moda, Prada, para estilizar o novo traje.
A parceria pode parecer algo peculiar, mas mostra que a agência espacial norte-americana mantém confiança na perícia e conhecimentos de engenharia da indústria da moda.
Poucos o sabem, mas os fatos espaciais usados por Neil Armstrong e Buzz Aldrin na sua histórica caminhada lunar em 1969 foram cosidos à mão por costureiras da International Latex Corporation em Dover, Delaware — uma subsidiária da Playtex Corporation que era mais conhecida por fabricar soutiens.
In the first partnership between an Italian luxury fashion house and a commercial space company, Prada’s engineers are working alongside @Axiom_Space to help design spacesuits for NASA’s Artemis III lunar mission planned for 2025. https://t.co/iYHo6Rd1ts. #Prada #AxEMU pic.twitter.com/TmkGIo5RoH
— PRADA (@Prada) October 4, 2023
Segundo comunicado da Axiom, o principal objetivo da surpreendente parceria é fazer com que o novo fato seja flexível, resistente e confortável para que se adapte ao ambiente lunar contando, desta vez, com melhores e mais inteligentes sistemas de apoio digital.
“Estamos muito entusiasmados por colaborar com a Prada no Fato de Mobilidade Extra-Veicular Axiom (AxEMU)”, disse Michael Suffredini, CEO da Axiom Space.
“A experiência técnica da Prada em matérias-primas, técnicas de fabrico e conceitos de design inovadores trará tecnologias avançadas fundamentais para garantir não apenas o conforto dos astronautas na superfície lunar, mas também as considerações de fatores humanos tão necessárias e ausentes nos fatos espaciais legados”, completa.
A Prada irá ajudar não só no processo de design dos novos fatos lunares, mas também “desenvolver soluções para materiais e componentes para proteger contra o desafio único do espaço e do ambiente lunar”, explica a Axiom.
“A mentalidade da Prada, constantemente voltada para o futuro em prol da humanidade, expandiu-se ao seu desejo de aventura e de desbravar novos horizontes: o espaço,” diz Lorenzo Bertelli, Diretor de Marketing do Grupo Prada.
“Temos a honra de fazer parte desta missão histórica com a Axiom Space. As nossas décadas de experimentação, tecnologia de ponta e conhecimento em design — que começaram nos anos 90 com o Luna Rossa a competir pela Taça América – serão agora aplicadas ao design de um fato espacial para a era Artemis. É uma verdadeira celebração do poder da criatividade e inovação humanas para avançar a civilização”, remata.
O fato espacial da Unidade de Mobilidade Extra-veicular da Exploração Artemis (AxEMU) vai ser vestido pelos astronautas da missão Artemis III, que vai assinalar o regresso à Lua em 2025.
A missão assinala um regresso histórico ao nosso satélite natural e também a primeira ida de uma mulher a território lunar.