Entre os 30 castelos e palácios mais populares da Europa, aparecem três espaços portugueses. Mas o que tem menos avaliações destaca-se na nota.
Sabemos que as férias já acabaram para muitos portugueses – não para todos – mas também sabemos que visitar castelos ou palácios acontece todo o ano.
Um dia de folga, um feriado, um fim-de-semana prolongado (e daqui a uma semana pode ser o caso) são momentos para visitas que valem a pena.
Nesse contexto, a Musement elaborou a lista dos 30 castelos e palácios mais populares da Europa, com base no número de avaliações recebidas no Google.
Entre os quase 4 mil locais de interesse avaliados, o que recebeu mais avaliações (152 mil) foi o Castelo de Praga. Na capital da República Checa encontramos por exemplo: a Catedral de São Vito, um impressionante templo gótico onde todos os reis da Boémia foram coroados; o antigo Palácio Real, que inclui o Salão Vladislav; e a Rua do Ouro, com as suas pitorescas casas coloridas.
O segundo lugar vai para o muito famoso Palácio de Buckingham, a residência oficial da rain…do rei do Reino Unido. Tem Salões de Estado, autênticos tesouros da Colecção Real e obras de artistas conceituados. O momento da Troca da Guarda atrai igualmente muitos visitantes. E é histórico, pelo que já se sabe. Mas só é possível entrar neste palácio durante 10 semanas por ano.
O pódio dos mais populares fecha-se com o Castelo de Wawel, na Polónia. Situado na Colina de Wawel e com vista para o Rio Vístula, tem uma semelhança com Buckingham: foi durante séculos a residência dos reis da Polônia. Entre outros locais, destacam-se a Caverna do Dragão e a catedral.
No top-5 estão ainda o igualmente famoso Palácio de Versalhes (França) e o Palácio de Schönbrunn (Áustria).
Espanha e Reino Unido são os dois países em destaque nos restantes 10 mais populares. Por esta ordem: Alhambra (Espanha), Torre de Londres (Reino Unido), Palácio Real de Madrid (Espanha), Castelo de Edimburgo (Reino Unido) e Castelo de Bran (Roménia),
Um pouco mais abaixo na lista, encontramos três espaços portugueses.
No 12.º lugar ficou o Castelo de São Jorge. O espaço lisboeta, ex-líbris da capital, lá em cima na colina e com vistas deslumbrantes sobre o Rio Tejo e a cidade de Lisboa. Pode ver as ruínas arqueológicas dentro do recinto, cuja colecção inclui vestígios que remontam ao século VII a.C.. A Câmara Escura é um periscópio localizado na Torre Ulisses que dispõe de vistas detalhadas de 360 graus da cidade, em tempo real.
Pouco depois, no 14.º posto, o Palácio da Pena. O palácio pitoresco na Serra de Sintra, o estilo romântico do século XIX em força. Umas ruínas (Mosteiro de São Jerónimo) transformadas num palácio com elementos arquitetónicos góticos, egípcios, mouriscos e renascentistas. Sem esquecer os jardins, com caminhos sinuosos ladeados por árvores e plantas exóticas de todos os continentes.
Quase no fim da lista dos 30 mais populares está a Quinta da Regaleira. Mais um espaço em Sintra, que foi no século XIX um dos primeiros berços da arquitetura romântica na Europa. Este espaço fica logo à saída do centro histórico de Sintra. Pensada e construída no transcorrer dos finais de oitocentos, espelha a sensibilidade e os interesses culturais, filosóficos e científicos do proprietário comitente, António Augusto de Carvalho Monteiro, aliados ao virtuosismo do arquiteto-cenógrafo italiano Luigi Manini. É um ensemble arquitetónico eclético-revivalista, com particular enfoque para os estilos Manuelino, Renascentista. Medieval e Clássico.
A Quinta da Regaleira é o 26.º espaço mais popular, com mais avaliações – é essa a lista que temos apresentado até agora.
No entanto, se olharmos para a nota dada pelos visitantes (em vez do número de avaliações, independentemente da nota), a Quinta da Regaleira salta logo para o terceiro lugar.
A nota 4.8 (no máximo de 5) é mesmo a mais alta da lista. Mas está em igualdade com Alhambra e Castelo de Malbork, locais que também tiveram nota média 4.8 mas que receberam mais avaliações e, por isso, lideram a lista dos melhores espaços.
Nesta classificação o Palácio da Pena desce para a 26.ª posição, com nota 4.5. O Castelo de São Jorge desce para o 29.º lugar com nota 4.4.